quinta-feira, junho 29

A escrita Copperplate


Inglesa (anglaise) o copperplate:
Durante o século XVIII, se formaram las primeiras sociedades mercantis y comerciais en Europa, por lo que se necessitava una escritura elegante, legível y rápida de escrever. Esta necessidade dio como resultado la letra inglesa. Por primera vez, la variação do grueso de las letras no depende do ângulo de una plumilla plana, sino de la pressão que exerce o calígrafo sobre la plumilla pontiaguda. Curiosamente, muito poucos calígrafos en o mundo tem a la inglesa en seu repertório.

A Escrita Copperplate, ou Comercial, ou Comercial Inglesa são a mesma. É provável que esteja entre as tres
mais belas caligrafias tradicionais (e difundidas) do mundo contemporâneo. Existem muitas fontes disponíveis na internet, em shareware ou comerciais, que trazem ela em versões puras ou com variações (leituras próprias) de vários designers tipográficos. A Intellecta tem a sua. O designer brasileiro Eduardo Recife (Misprinted Type) possui duas belissimas versões, muito utilizadas em publicidade, inclusive de veiculos e empresas de porte, como cervejarias. Obtenha aqui as fontes de Eduardo. No século retrasado esta escrita difundiu-se pelo mundo inteiro, principalmente em paises que mantinham relações comerciais com os ingleses. Assim, a Intellecta, por exemplo, está desenvolvendo uma versão rebuscada e arcaica com base no uso desta escrita em mosteiro franciscano em Recife (originais do século XIX).

As versões mais arcaicas da Copperplate remetem ao século XVIII e neste caso se aproximam mais de sua origem, a escrita chancelaresca de Arrighi. Isto pode ser conferido na fonte digital Copperplate 1672 da WaldenfFont, um primoroso trabalho que pode ser conferido neste pdf. A Copperplate 1672 pretende trazer a tona não apenas a Copperplate original do período mas sua ligação com o desenvolvimento na América do Norte. Também se assemelha neste período a escrita secretária inglesa, como podemos ver no fascinante manual de ensino de Martin Billingsley, "The Pen Excellence - The Secretary Delight", publicado em 1618, sobre o qual a Intellecta também está produzindo uma família de fontes. Importante notar que na parte tipográfica do manual, Billingsley procurar usar um tipo acentuadamente chancelaresco e itálico, mantendo uma coerencia visual com o tema caligráfico do manual (foto menor). (foto maior: The Pens Excellence)

Existe ainda uma variação caligráfica muito mais rebuscada e pouco encontrável da Copperplate, que é a Spenceriana, mas isto já é outro capítulo.

TEMAS RELACIONADOS NESTE BLOG
Paul Lloyd e a fonte Clerica
E as minúsculas de Arrighi? (em produção)
Chancelarescas de Manfred Klein (em produção)
Escrita Chancelaresca (em produção)

Copperplate

George Bruce fleurons and ornaments from Arrighi (em produção)
Dale Guild (em produção)
Chancelaresca, fonte de Paulo W (em produção)

Escrita Inglesa no Recife Antigo (em produção)
Fonte Volitiva (em produção)

Nova Palatino (em produção)

"The Pen's Excellence" (1618)(em produção)

Escrita Secretária (em produção)

Escrita Cortesã (em produção)

Escrita Encadeada ou Corrente (em produção)
Jayme Cortesão (em produção)

A Carta de Caminha (em produção)

O tamanho "carta" (em produção)
La Operina (P22 + Gunlaugurr Se Briem)

Onde estão os calígrafos?

Nenhum comentário: