quinta-feira, julho 27

De Eclesiastica Potestate ab Augustin de Ancona


Em nossa ultima visita ao Gabinete Portugues de Leitura do Recife fomos agraciados com a descoberta, realizada por outro pesquisador, o Sr José Gomes, cuja pesquisa é de origem genealógica, de um aparentemente legitimo incunábulo (1479): De Eclesiastica Potestate ab Augustin de Ancona. foto acima

A obra, com todas as caracteristicas de legitimo incunabulo - papel de trapo, paginas não numeradas, ausencia de folha de rosto, escrita em latim, diagramação em duas colunas, tipos góticos, espaços para a colocação das capitulares iluminadas (que neste caso não chegaram a ser desenhadas, coisa que acontecia muitas vezes com estes livros) é descrita por um bibliotecário (séculos depois) em suas paginas, como a segunda edição, sendo a primeira de 1473.

A questão das capitulares é caso a parte e será descrita em oportuno post. Aliás
faremos muitos posts sobre este assunto a medida que nossa pesquisa avançar. Vale ressaltar aqui que a propria biblioteca aparentemente não sabia da existencia da obra, uma vez que em seu catalogo de obras raras as mais antigas datam de 1647 (a Mauritti Historia, que tambem estamos pesquisando). No entanto, graças a colaboração da bibliotecária Denise estamos identificando obras anteriores a 1647, como uma outra, por exemplo, de 1619. Mas este incunabulo supera nossas expectativas, ainda que do ponto de vista tipográfico não seja relevante para a pesquisa tipográfica. No detalhe ao lado, vemos anotações em italiano, feitas séculos depois, por um bibliotecário, ou livreiro, ou até mesmo, um particular, não sabemos. Relevante observar que há um segunda caligrafia no livro (veja foto superior) em maiusculas romanas, de alguem que pretendia completar as capitulares que não foram realizadas pelo artista da tipografia quando da feitura original. Estas capitulares romanas são nitidamente uma variante da escrita copperplate, o que coloca este esforço num periodo posterior ao século XVII, provavelmente entre os séculos XVIII e XIX.

Minhas primeiras pesquisas sobre mais informações na Internet sobre este livro engatinham e ficaria grato se alguem pudesse me dar mais informações sobre a obra. De resto, acredito ser importante a verificação por um expert desta obra,in loco, para a adequada catalogação da mesma no acervo do Gabinete Portugues.

Aproveitando, lamento aqui informar que até o momento não encontramos a Paleografia Espanola, provavelmente de Ibarra, que muito nos interessa, que pertenceria (catalogada!!!) ao acervo da instituição.

Nenhum comentário: