terça-feira, julho 25

existem outros idiomas...


existem outros idiomas...

cornico
lingua da Cornualha, na Inglaterra

palavi
lingua dos persas, na Idade Media

lingua georgiana
citada em O Nome da Rrosa

grego atico
o dialeto falado em Atenas. Doroteus de Ascalon escreveu um dicionario deste dialeto


tshiluba (idiomas como esse deviam ser riscados da face da terra):
"Ilunga"
pessoa disposta a perdoar qualquer maltrato pela primeira vez, a tolerar pela segunda vez, mas nunca

pela terceira vez

polones
"radioukacz"
pessoa que trabalhou como telegrafista para os movimentos de resistencia apo dminioo

sovieitico nos paises da antiga cortina de ferro

"cyrk"
circo, em polones

japones
"naa"
palavra usada apenas em uma regiao do pais para enfatizar declaracoes ou concordar com alguém
"tempura"
originado do tempero portugues
"arigato"
originado de obrigado, portugues. os portugueses influenciaram na criação de muito stermosda lingua japonesa atraves do comercio a epoca das caravelas. Nagasaki, por exemplo, era um porto portugues. e, ao contrário das relações com outros paises europeus, havia bom convivio entre portugueses e japoneses.


arabe
"altahman"
tristeza profunda

farsi
o mesmo que persa, trata-se da maneira arabe de dizer persa, pois em arabe, não há o fonema `p`

holandes
"gezellig"
aconchegante

alemao. alemaes tem uma expressao engracada para designar excesso de heterogeneidade: von jeden dorf ein hund, de cada aldeia um cachorro

tamil
lingua falada no sul da india
"selathirupavar"
palavra usada para definir um certo tipo de ausencia não autorizada em relacao a deveres

albanes
"klloshar"
perdedor, algo assim como "loser". não parece parecido?

grego
A Igreja Catolica Apostolica Romana teve uma lingua oficial, ela sempre foi o latim – mas este termo especifico tem sua raiz em outro idioma. "a palavra ‘catolico‘ vem do grego kata (junto) e holos (todo), isto é: universal, que abrange tudo e reune a todos", diz o antropologo e especialista em Historia das Religioes Benedito Miguel Angelo Perrini Gil, da faculdade de Ciencias e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP). "a Igreja Universal do Reino de Deus poderia muito bem se chama ‘Igreja Catolica do Reino de Deus’". A palavra foi aplicada pela primeira vez à Igreja de Roma no século II por Inacio de Antioquia, um de seus fundadores. "Mas ela só passa a ser adotada oficialmente como um dos atributos essenciais da instituicao a partir do Concilio de Constantinopla, no ano 381, afirma o teologo Faustino Teixeira, do Departamento de Ciencia da Religiao, do Instituto de Ciencia Humanas e letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora.¨ (levar para hierologia, mas isto é outro post)

Sim, existem outros idiomas. Nem todas as linguas são latinas. Nem todos os idiomas tem origem hindo-européia. A questão é que quanto mais se aprende mais se quer aprender. Um dos males de trabalhar com tipografia (pesquisa de) é que as questões linguisticas começam a incomodar cada vez mais a mente ativa. Se alguem ai puder indicar as raizes destas linguas, será bem-vindo. a questão é demonstrar que muitas lingas não são latinas e outras nem indo-européias são.

Nenhum comentário: