quarta-feira, novembro 8

OS VIKINGS

A CURADORA DA MAIOR EXPOSICAO JÁ REALIZADA SOBRE OS VIKINGS REVELA NOVIDADES A RESPEITO DESSE POVO QUE ERA PIRATA E NEGOCIANTE, AGRICULTOR E NAVEGANTE, CIVILIZADO E BARBARO.

Dos antigos gregos, a cultura ocidental se orgulha de ter herdado a filosofia, a arquitetura, os principios democraticos. Dos romanos, o direito, a arte, a culinaria . E dos vikings, os antigos habitantes da escandinavia? se voce lembrou apenas do capacete com dois chifres que até hoje é usado por alguns torcedores suecos em jogos da Copa do Mundo está profundamente enganado. ‘os vikings jamais usaram estes capacetes’ afirma elisabeth ward, curadora-assistente da exposicao ‘A Saga do Atlantico Norte’, a maior já realizada sobre os vikings nos estados Unidos. "Foram os figurinistas da opera Brunhilda, do compositor Richard Wagner, que, no seculo XIX, resolveram vestir os cantores com esses capacetes. Vai saber porque...; Essa é apenas uma das curiosidades da mostra, que atraiu mais de dois milhoes de pessoas para os museus de Historia Natural de Nova Yortk e de Washington. A exposicao que custou mais de 3 milhoes de dolares, revela que os temidos povos do Norte da Europa foram muito mais do que os barbaros que aterrorizaram a vida dos europeus na Idade Media. A maioria deles não passava de agricultores e comerciantes. E já até a suspeita de que Cristovao Colombo tenha patido rumo a America atiçado por informacoes obtidas, em fevereiro de 1477, em uma colonia de descendentes vikings na Islandia. Enquanto se preparava para levar a exposicao para outros seis Esytados americanos, Elisabeth Ward falou a SUPERINTERESSANTE sobre o legado que os vikings deixaram ao ocidente, incluindo invencoes navais, descobertas geograficas e ate instituicoes de governo.

ENTREVISTA A SUPERINTERESSANTE

por que os vikings eram tao temidos pelos europeus?
principalmente porque não tinham nenhum tabu religioso, como os europeus tinham, em atacar igrejas. Um exercito frances jamais atacaria um monasterio ingles e vice-versa. já para os vikings, que não eram cristaos, conventos eram alvos obvios: geralmente estavam cheios de comida , dinheiro e reliquias preciosas. o desrespeito aos templos cristaos explica porque os vikings foram demonizados tantos seculos pelos europeus.

durante as batalhas eles não eram mais crueis que os guerreiros romanos ou chineses?
os viking eram, de fato, violentos. provavelmente num grau de violencia igual ao dos romanos, talvez com poucas diferencas. mas nao eram adeptos da tortura,por exemplo. tortura, como se sabe, era uma ferramenta de uso essencialmente politico dos reis europeus e da igreja. já os vikings eram piratas pragmaticos: chegavam, atacavam, partiam e voltavam, quando se interessavam pelo lugar. numa guerra preferiam a morte rapida do inimigo, no fio da espada, a golpes de machado. como faziam parte de uma cultura de tribos nomades e autonomas, cujo poder politico era pulverizado, estavam mais interessados na pilhagem (e na morte, se preciso) do inimigo do que no dominio politico a longo prazo. Mas é verdade que o uso da violencia não era uma pratica condenavel para a cultura viking. as sagas (poemas epicos dos vikings) descrevem o valhala, a casa dos mortos, como uma fazenda, com todo o luxo possivel para a epoca. nesse paraiso nordico, os mortos passariam a eternidade guerreando, como se suas lutas fossem uma especie de hobby.

quais eram as armas mais crueis e as taticas de guerra dos vikings?
ao contrario do que se pensa, o grande trunfo tecnologico deles não eram os machados e tampouco as espadas . alias, as armas vikings eram muito semelhantes as europeias . a grande invencao belica dos vikings estava na tecnologia dos seus barcos, os knorr . eles eram maquinas de guerra formidaveis: rapidos, ageis e compactos, navegavam tanto em mar revolto quanto em aguas rasas. com eles, os vikings introduziram o fator surpresa nas batalhas europeias. foi assim que eles inventaram o ataque fulminante, mais tarde batizado de blitzkrieg pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial.

como funcionava o Thing, o parlamento inventado pelos vikings?
o Thing foi a primeira oligarquia democratica no Ocidente depois do senado romano. Alem da propria Noruega, foi adotado com exito na Islandia no seculo X. Funcionava da seguinte maneira: cada aldeia agricola apontava o seu representante, que era escolhido com base na reputacao moral e na capacidade de lideranca. No verao, durante duas semanas consecutivas, os lideres se reuniam numa especie de assembleia geral que se dedicava sobretudo a resolver questoes de litigio entre vizinhos pela posse da terra. O Thing era apenas um poder consultivo; não dispunha de um exercito para fazer valer sua vontade. mesmo assim, na maioria das vezes os vikings acatavam as resolucoes que eram respaldadas pela vontade popular. é verdade que a mulher na sociedade viking tinha mais autonomia do que as europeias? os vikings eram poligamos. mas a primeira-esposa da tribo tinha um papel social importante na comunidade. quando o marido, que era chefe da aldeia, viajava, era ela quem comandava a casa, cuidando tambem, de outros aspectos importantes da vida dfa comunidade – incluindo o controle das financas e da colheita. esse poder era simbolizadfo por um chaveiro que ela trazia nba cintura . outra coisa interessantel é que, ao contrario da sociedade europeia, a sociedade viking não tinha nenhum tipo de tabu quanto a virgindade da mulher, quie podia ter varios parceiros sexuais. e os filhos nascidos fora do casamentoi (muito comum entre eles) não sofriam o preconceito que os bastardos sofriam na Europa

o que ainda falta descobrir sobre o cotidiano dos vikings?
Na Dinamarca, prosseguem escavacoes dos barcos udsados como tumulos, para que se tenha uma visao mais precisa do seu dia- adia., os chefes vikings eram enterrados com todods os utensilios: comidas, animasi e ate servos e concubinas vivas, que sacrificavam a vida pelo conforto do chefe em sua suposta eternidade. Em Dublin (IRLANDA) os cientistas tentam saber qual o exato palel da cidade (fundada pelos vikings) para suas rotas de comercio na Europa, na America e em terras que hioje pertencem ao Iraque. Na russia, em Staraja Ladoga, perto de Kiev, um cemiterio viking pode revelar novidades interessantes sobre suas praticas comerciais e tambem em que grau eles se misciginerama com os russos.

e sobre a presenca deles na America...
apesar das grandes descobertas dos ultimos quaretnta anois, como a da aldeia viking L’Anse aux Meadows, em 1960, costa leste do Canada, muitos misterios ainda precisam ser decifrados. Não sabemos, por exemplo, porque os cerca de 50 nordicos que chegaram la no seculo XI, foram embora depois de dez anos de assentamento. Na Groenlandia, onde chegaram no seculo X, as comunidades viking duraram quase 400 anos. Outra questao importante é descobrir o tipode relacao que os vikings estabeleceram coms innuit – e há fortes indicios disso - , entao aq historia da regiao tera que ser reescrita. finalmente, falta esclarecer porque os vikings acabaram deixando a Groenlandia depois de mais de tres seculos de ocupacao. tudo indica que um resfriamento dramatico no clima acanbou levando-os de volta a Islandia e a Europa, mas os cientistas não chegaram a nehuma conclusao a respeito

existe alguma evidencia da presenca dos vikings na America do Sul, mais precisamente no Brasil?
nao. nos anos 70, foi noticiada a descoberta de inscricoes runicas (o alfabeto viking) no Brasil, mas nada de consistente ainda ficou provado a respeito disso ate agora.

Nenhum comentário: