domingo, junho 25

Boecio, Boetius


BOECIO, filosofo e poeta romano (480?524) que teve papel fundamental na conservacao dos textos gregos durante o início da Idade Media, tradutor de Platao e Aristoteles, exerceu grande influencia sobre São Tomas de Aquino. Viveu em um periodo de transicao. nasceu em 480 em Roma. Em 493 a cidade é conquistada pelos godos. De familia nobre, torna-se consul por volta do ano 510, no reinado de Teodorico, o Grande, que precisa da aristocracia local para administrar e manter relacoes com Bizancio, onde o Imperio Romano ainda se mantem. No ano de 522 foi condenado a morte, acusado de trair o rei em beneficio de Justiniano I, Imperador do Oriente. Da noite para o dia transforma-se de um dos homens mais importantes do governo a prisioneiro, provando a infelicidade. A Consolacao da Filosofia, livro que escreveu no carcere, enquanto esperava, entre uma sessao de tortura e outra, por sua execucao, é considerada sua maior obra

Escrita no seculo VI, A Consolacao da Filosofia é uma das obras mais fulgurantes da historia do pensamento ocidental. Passados 15 seculos o texto não perdeu nada do seu vigor, beleza e atualidade, pois se trata de um dos emblemas mais cristalinos da vitoria do espirito sobre a barbarie. Escrito na cela, ele ve surgir ali uma mulher imponente, da qual emana uma forca extraordinaria. É a Filosofia.

Se Boecio perde as riquezas e o poder, a reflexao o faz ver o carater ilusorio desses bens. Boecio sofre porque esqueceu quem é – o que representa ser homem. Conduzido a percepcao da felicidade, ele interroga a Filosofia sobre os sofrimentos que tantos padecem sob o jugo de tiranos. Harmonizando o Bem e a ordem cosmica com a liberdade do homem, a Filosofia lhe mostra que a unica recompensa do bem consiste em sua propria acao. Pois aqueles que a ele renunciam simultaneamente renunciam a ser.

480?
Nascimento de Boecio

510
Por volta deste ano, no reinado de Teodorico, O Grande, Boecio tornou-se consul e senador.

522
foi condenado a morte, acusado de trair o rei em beneficio de Justiniano I, imperador do oriente.

524
execucao de Boecio


Nenhum comentário: