sexta-feira, junho 16

narrativas em ambientes fechados


voce já parou para, por um momento, perceber a forca intrinseca das narrativas – filmes, contos, romances – em ambientes fechados? vamos aos exemplos: o filme ``Terror a Bordo`` traz toda a sua forca de suspense na atuacao de apenas tres personagens. em "Mortos de Fome" – outra obra prima – os atores comprimem-se em um desolado destacamento de exercito no meio da floresta e da neve nas montanhas e o personagem principal acredita que um seu companheiro é um canibal. o que ocorre para dar terror em Alien? não é a criatura, mas antes o fato de poucos personagens estarem confinados com ela a espreita na Nostromo. os textos de terror, principalmente os goticos, tiram mais sua forca desta arquitetura do que dos eventos sobrenaturais propriamente ditos, vemos isso, por exemplo em "the haunted", onde no inicio a acao e lenta e melhor – mais medo – do que quando comecam a acontecer os eventos propriamente ditos. mesmo em romances mais longos, a melhor parte fica a cargo dos momentos de clausura, podendo citar em O Relato de Arthur Gordon Pym que o momentum em que os personagens estao a deriva em apenas tres num barco naufragante é muito mais marcante do que as cenas de massacre com mais personagens incluidos. em "O Morgado de Ballantrae", de Stevenbson, igualmente, o final, onde os personagens estao na imensidao deserta do alasca tem mais força de expressão do que cenas anteriores esta formula pode ser citada inumeravelmente, e a menos que o diretor ou escritor não tenham competencia, daí saira um bom livro, um bom filme.

Nenhum comentário: