domingo, julho 2

de como os monogramas evoluiram para logotipos...


De como os monogramas evoluiram para logotipos e de como os impressores criaram os primeiros logotipos comerciais.

Desde que o homem perambula ereto pela face da terra aprendeu ou antes - desenvolveu - a capacidade de se expressar através de sinais graficos, os ideogramas, pictogramas, o nome que lhes de. Os primeiros foram gravados de forma duradoura na parede de cavernas. Dai para a invenção da escrita foram provavelmente milhares de anos e isto é bem descrito no livro "O Livro", de Douglas MacMurtrie.

As legiões romanas podem ser vistas como das primeiras instituições a usarem "logomarcas" em seus estandartes, se bem que os faraós egipcios tinham também as suas marcas, os seus "selos". A tradição militar dos estandartes romanos provavelmente está na origem da heraldica européia.

Os atuais logotipos tem origem imediata nos monogramas (aquelas letras entrelaçadas - normalmente em Copperplate - muito usadas por milionários americanos e antigos bancos). mas não foram de fato os primeiros logotipos, que, sabemos, tem sua mais legitima aplicação no ambito do comércio e da indústria.

De fato a heraldica nao tinha cunho comercial, mas as marcas de impressores sim. Muito antes do uso de monogramas pelos primeiros bancos estadunidenses e pelo uso de marcas pelas empresas da América (ainda no século XIX) os impressores após Gutenberg aprenderam a adicionar ao seu produto marcas (autenticos logotipos) que identificavam seu produto. A maca do delfin de Aldus Manutius é famosissima (gravura).

posts relacionados:
alguns logotipos
marcas de impressores
ideogramas antigos (em produção)
heraldica (em produção)
marcas de empresas da América do Norte no século XIX (em produção)

Nenhum comentário: