quarta-feira, julho 12

o formato carta, a carta de caminha


Outro livro de excelente leitura para os aficcionados por história, paleografia e termos afins é "A carta de Pero Vaz de Caminha a El Rei D Manuel Sobre o Achamento do Brasil", que traz em suas edições o ensaio "Estudo paleográfico e transcrição da Carta" de Jaime Cortesão (atente para a coincidencia do nome do pesquisador, já que a Carta foi escrita em letra cortesã). A minha edição saiu pela Martin Claret e é facilmente encontrável, até em lojas de conveniencia de postos de gasolina.

Diz o ensaio:

"A Carta consta de sete folhas de papel, cada uma das quais de quatro paginas, perfazendo vinte e sete de texto e uma de endereco, medindo aproximadamente 299 por 296 milimetros – dimensoes correntes (*) na epoca. na presente reproducao fac-similada numeramos os folios em frente e verso, conforme a disposicao do manuscrito." Jayme Cortesão

(*)
atualmente, a largura do tamanha carta, porem com quase a mesma altura, teremos um documento quadrangular. acredito antecipadamente que o padrao carta deve ter sido herdado dessas dimensoes, o que a propria concidencia de seu nome indica (“carta”). é possivel que muitas outras cartas antigas menos famosas usassem estas dimensoes. para saber isso teriamos de ler um livro sobre a história do papel. o livro de Macmurtrie fala bem didaticamemnte sobre este assunto e é ponte bibliográfica para um aprofundamento na questão.

Um comentário:

Fabio disse...

Deve ter havido um erro tipográfico no livro de cortesão, pois basta olhar para a imagem da carta para perceber que não se trata de um "quadrado".