sábado, agosto 26

filosofia (1)

dentro de nosso ousado projeto de chupar cana e assoviar ao mesmo tempo estamos iniciando aqui uma série de posts sobre filosofia, pensamentos abstrusos e visões de botequim que irão certamente contribuir para aumentar a confusão em nosso blog...

FILOSOFIA by pw
é a ciencia que estuda o conhecimento humano, eu sei...

FILOSOFIA É CIENCIA

A Filosofia é ciencia porque se advoga a tarefa de pesquisar atraves de metodos empiricos, de metodos indutivos e dedutivos, de teorias, do uso da logica, que se assemelha aos metodos matematicos intrinsecos à propria Ciencia, de formulacoes sistematicas de conhecimento e do acumulo destes mesmos conhecimentos uma area especifica do conhecimento humano, a saber: o proprio conhecimento.

Como as ciencias possuem suas divisoes de escopo – nunca perdendo de vista sua caracteristica central (o metodo cientifico) – tambem a Filosofia tem suas subdivisoes e escolas. Nas ciencias, certas escolas podem ser inclusive discordantes entre si, ainda que com o passar do tempo a natureza do metodo cientifico termine por relegar à Historia das Ciencias as escolas que não consigam provar suas teorias. Em Filosofia o mesmo ocorre, mas as escolas menos vitoriosas não viram historia, são antes assimiladas em parte pelo pensamento humano. A Epistemologia é a disciplina da Filosofia que não estuda o conhecimento, mas a propria Ciencia

A Filosofia é ciencia porque se advoga a tarefa de sistematizar o conhecimento, explica-lo em bases funcionais. Não existe uma ciencia, da forma que as vemos em geral, executando esta tarefa, embora certamente a Historia da Ciencia tenha a tendencia de sistematiza-la pelo ponto de vista historico-cronologico. Muitas das divisoes das ciencias tem um vezo naturalistico que vem desde Aristoteles e dominou o pensamento à epoca de Charles Darwin e os naturalistas europeus. Mas a Filosofia, a partir destas premissas de sistematizacao do pensamento, historicidade do pensamento, e, mais importante, explicacao em bases teoricas do mesmo, torna-se ciencia.

A verdade é que Filosofia, Ciencia e Historia nasceram e cresceram juntas e representam como que uma especie de corpo e alma do pensamento humano1. Em todos os seculos sempre houve avancos e retrocessos nestas duas formas de ver a natureza. Antes da época socratica os proprios gregos se preocupavam mais em descrever a acreditar numa natureza concreta do que a inquietacoes metafisicas e do pensamento puro.

Nenhum comentário: