Livreiro, editor, impressor e desenhador de tipos que trabalhou em Roma no primeiro quartel do século XVI. Também trabalhou em Veneza, em 1523, onde imprimiu em associação com o gravador Eustachio Celebrino a obra "Il modo de temperare le penne". Os tipos que criou são particularmente elegantes e exerceram muita influência na criação de outros tipos itálicos desenhados durante o século XVI. Ao lado, marca de impressor de Arrighi.
É quase uma vergonha um post tão pequeno para um nome tão importante na história, não só da tipografia, mas da caligrafia também. Juntamente com os nomes de Nicolo Nicolli e Aldus Manutius, Arrighi é uma das pedras base por onde se ergueu o sólido edificio da escrita humanista, enterrando em seu arcabouço de onde não pode levantar-se nunca mais a escrita gótica. Para citar com justiça Arrighi na história da tipografia, ao invés de um post iremos iniciar uma série de pequenos posts com mais links e material sobre a obra dele, inclusive fontes produzidas ou em produção pela Intellecta, como por exemplo a VOLITIVA..
É possível que sua obra mais famosa seja a "Operina", que é um manual completo de caligrafia humanistica. Esta Operina tem ao menos duas versões digitais modernas (existe uma terceira que estamos pesquisando, mas não me lembro a foundry criadora no momento), uma da P22 e outra do professor e designer islandes Brian Ismment. Ismment mantém um site de caligrafia e tipografia muito didático e é professor de design da Royal Academy Dinamarquesa. Seu site islandes (em ingles) é dos mais didáticos que voce possa imaginar. Ao lado, frontispicio da "Operina".
Sobre Arrighi e sua influencia leia o texto de Antonio Houaiss:
"As deficiências caligráficas dos itálicos aldinos são ostensivas, quando cotejadas com os que foram desenhados em Roma por um impressor da Chancelaria vaticana, LUDOVICO ARRIGHI, dito VICENTINO, e impressos pelo ourives BARTHOLOMEO DEI ROTELLI, de Perúsia. A fama do itálico aldino decorre da prioridade no tempo, mas o itálico de ARRIGHI é muito melhor de desenho, mais grácil, mais legível e foi de influencia mais duradoura. A forma do itálico hoje em dia empregada em conexão com o old face provem, de ARRIGHI. A extensão do uso dos tipos itálicos talhados segundo o modelo de ARRIGHI preparou sua utilização pelos impressores de Paris, ROBERT ESTIENNE e SIMON DE COLINES. Um cotejo do itálico de COLINES remonta a sua origem diretamente ao de ARRIGHI (cf ENBR, s.v. printing type).
É quase uma vergonha um post tão pequeno para um nome tão importante na história, não só da tipografia, mas da caligrafia também. Juntamente com os nomes de Nicolo Nicolli e Aldus Manutius, Arrighi é uma das pedras base por onde se ergueu o sólido edificio da escrita humanista, enterrando em seu arcabouço de onde não pode levantar-se nunca mais a escrita gótica. Para citar com justiça Arrighi na história da tipografia, ao invés de um post iremos iniciar uma série de pequenos posts com mais links e material sobre a obra dele, inclusive fontes produzidas ou em produção pela Intellecta, como por exemplo a VOLITIVA..
É possível que sua obra mais famosa seja a "Operina", que é um manual completo de caligrafia humanistica. Esta Operina tem ao menos duas versões digitais modernas (existe uma terceira que estamos pesquisando, mas não me lembro a foundry criadora no momento), uma da P22 e outra do professor e designer islandes Brian Ismment. Ismment mantém um site de caligrafia e tipografia muito didático e é professor de design da Royal Academy Dinamarquesa. Seu site islandes (em ingles) é dos mais didáticos que voce possa imaginar. Ao lado, frontispicio da "Operina".
Sobre Arrighi e sua influencia leia o texto de Antonio Houaiss:
"As deficiências caligráficas dos itálicos aldinos são ostensivas, quando cotejadas com os que foram desenhados em Roma por um impressor da Chancelaria vaticana, LUDOVICO ARRIGHI, dito VICENTINO, e impressos pelo ourives BARTHOLOMEO DEI ROTELLI, de Perúsia. A fama do itálico aldino decorre da prioridade no tempo, mas o itálico de ARRIGHI é muito melhor de desenho, mais grácil, mais legível e foi de influencia mais duradoura. A forma do itálico hoje em dia empregada em conexão com o old face provem, de ARRIGHI. A extensão do uso dos tipos itálicos talhados segundo o modelo de ARRIGHI preparou sua utilização pelos impressores de Paris, ROBERT ESTIENNE e SIMON DE COLINES. Um cotejo do itálico de COLINES remonta a sua origem diretamente ao de ARRIGHI (cf ENBR, s.v. printing type).
Para ler mais sobre o texto completo de Houaiss, clique aqui.
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