sábado, outubro 21

Paulus Franck 1602: nova fonte da Intellecta



o período barroco na europa e nas américas foi um período de profusão e excesso nas artes, principalmente as visuais. neste período surgiram as grandiosas igrejas e imagens do triangulo mineiro com suas igrejas e capelas supridas pelo ouro das minas gerais. época de aleijadinho e da capela dourada no recife.

na caligrafia e decoração ornamental de capitulares foi uma época profusa, onde engatinhavam os primeiros traços da escrita copperplate, já menos rebuscados mas com evidente descendencia barroca em suas formas angulosas e excesso de "redemoinhos". fruto deste periodo de escrita manuscrita rebuscada nasceria em seguida a escrita secretária (que podemos ver aqui no blog em Billingsley).

é sabido que a tipografia, no que diz respeito a criação formal dos primeiros caracteres móveis usou o que tinha em mãos à época, ou seja, modelos baseados na escrita cursiva de então, a gótica manuscrita. porém, desde então tipografia e caligrafia seguiram caminhos distintos, em que a primeira criava caracteres com formas cada vez mais legiveis e a caligrafia criava o inverso, até tornar as cartas dos séculos passados ilegiveis ao olhar comum de nosso século.

o apogeu deste rebuscamento, no período barroco, foi certamente a arte de Paulus Franck, que a Intellecta Design tem o orgulho de anunciar o lançamento de uma fonte com seus espécimens agora em novembro.


Nenhum comentário: