domingo, novembro 12

entrevista a Red LatinoAmericana de Diseno

segue abaixo transcrição de minha entrevista publicada no site Red LatinoAmericana de Diseno, um portal colombiano interessado na divulgação do design em todas as suas frentes. a entrevista foi publicada em espanhol e portugues, e também pode ser lida na integra clicando-se aqui. entrevista concedida a Jorge Montana, designer de produto
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Uno de los oficios más complicados y menos reconocidos del diseño gráfico, pero el más indispensable y antiguo Los estudios dedicados a esta actividad en América Latina se cuentan con los dedos de la mano. Entrevistamos a quien tal vez es el mayor " type foundry" de la región .

Nota bilingue español-portugues, exclusivo para rldiseno

Paulo W brasilero del sur, residente en una de las más calidad y apasionantes ciudades del Brasil, Recife, cuya cultura alimenta su trabajo, se dedica exclusivamente a diseñar fuentes que hoy se aplican en todo el mundo.

Mi sistema de trabajo es muy peculiar, investigo mucho y cualquier idea que tenga me lleva a abrir un archivo de esbozos en corel, y ya tengo centenares. Despues voy produciendo alternadamente cada carácter saltando de fuente en fuente de las que tengo sin plazos. Este es el secreto como no me pongo plazos trabajo por placer * (soy apasionado por la tipografia y su historia) hasta que quedan listas. Por supuesto que tengo otra diseñadora que me ayuda a finalizar las fuentes cuando voy perdiendo el interes en ellas (como niño en tienda de juguetes) Y una tercera diseñadora, Fernanda Salmona también produce actualmente otras fuentes, algunas propias otras conmigo.

Meu modo de trabalho é peculiar, pesquiso muito e qualquer idéia que tenha ja me leva a abrir um arquivo de esboços em Corel e voi´la, são centenas. Depois vou produzindo alternadamente cada caracter pulando de fonte em fonte das que tenho sem prazos. Este é o segredo: como não me aplico prazos, trabalho por prazer (sou apaixonado por tipografia e escrita + a sua historia) termino por estar sempre finalizando fontes desta bateria. E, é claro, tenho uma outra designer que me auxilia a finalizar as fontes quando não estou mais tão interessado nelas (como criança que enjoa de brinquedos). E, uma terceira designer, Fernanda Salmona, também produz atualmente outras fontes, algumas próprias, outras fruto de meus projetos.

Quien es tu cliente?

Otros diseñadores, de producto, gráfico y de web ( entre otros) necesitan de fuentes especializadas para cumplir sus objetivos. Obviamente es muy necesario buena tipografía para el diseño editorial de diarios, libros y revistas. Este es otro campo todavia dominado, creo yo, por familias tipograficas tradicionales testadas por décadas en el siglo pasado, cuya legibilidad es su fuerte.

La absoluta mayoria de los diseñadores producen fuentes display. Es posible continuar creando fuentes de texto pero para que estas merezcan este nombre, se necesita mucho conocimiento, estudio y dedicación del diseñador. Hay otros clientes para el diseñador de fuentes, apasionados por fuentes no diseñadores personas de todo tipo las coleccionan. A estas personas llegamos a través de la popularización de la informatica y auxilio de internet con el auxilio de distribuidores como My Fonts .com.

Un diseñador de fuentes produce dos tipos de producto, considero: Las fuentes personalizadas (manuscritas por encargo y principalmente el “lettering” que viene a ser la tipografia display sobre pedido para soluciones de publicidad y diseño En este producto no es necesaria la creación de un alfabeto completo, apenas la solucion técnica de un problema como para un rotulo nuevo de un producto, por ejemplo. Existen como acontece en los Estados Unidos, especialistas en renovar los títulos de los diarios usualmente escritos en fuentes góticas y sus “blackletters”

Quem é teu cliente?
Outros designers. Designers de produto, gráficos e web (entre outros) necessitam de fontes especializadas para atingirem seus objetivos. Certamente também é muito necessário boa tipografia para o desenho editorial, de jornais, livros e revistas. Este é outro campo, todavia dominado, eu creio, por familias tipográficas tradicionais testadas ao longo das décadas do século passado, cuja legibilidade é o mote. A maioria absoluta dos designers de fontes produzem fontes display. É possivel sim continuar criando fontes de texto, mas estas, para merecerem o nome, precisam de muito conhecimento, estudo e dedicação do designer.

Há ainda outros tipos de cliente do designer de fontes: os apaixonados por fontes não designers, pessoas de todo o tipo que colecionam fontes. Estas nós atingimos também através da popularização da informática e da internet com o auxilio de distribuidoras como a MyFonts.Com

O designer de fontes, por fim, produz ainda mais dois tipos de produtos, considero: as fontes personalizadas (manuscritas por encomenda de clientes que servem, por exemplo, como presentes) e principalmente o "lettering", que vem a ser tipografia display sob encomenda para soluções de publicidade e design. Neste produto não é necessário muitas vezes a criação de um alfabeto completo, mas apenas a solução tópica de um problema, como para um rótulo novo de um produto, por exemplo.

Existem, por exemplo, nos Estados Unidos, profissionais especializados em renovação de titulos dos jornais (o logotipo em escrita gótica comum nos jornais americanos na primeira página), que trabalham as blackletters.

Esta actividad tiene viabilidad financiera?
Como toda actividad requiere mucha dedicación, objetivos claros para ser exitosa. Tal vez, si mucho hay dos diseñadores, si los hay en Brasil que estén satisfechos con sus ventas. En el caso de la INTELECTA, nos dedicamos de tiempo completo a la tipografía y si obtenemos una contraprestación por ello. Creemos que, comercialmente hablando una foundrie necesita producir cantidad con calidad ininterrumpidamente, Una fuente espectacular sola no produce resultados. Para el diseñador que quiera dedicarse a esta actividad, preparese, apenas despues de uno o dos años de trabajo van a llegar los resultadosEl proceso es laborioso, el proyecto de una fuente puede llevar semanas, su elaboracion propiamente dicha también. Semanas para conseguir el lanzamiento en una distribuidora, semanas para vender y meses para recibir las regalías, Estos llegan trimestralmente, pero la primera tanda demoro mas de un semestre en detalles y acuerdos

É viavel financeiramente ter esta atividade?
Como toda a atividade requer muita dedicação e objetivos claros para ser bem sucedida. Acredito que apenas um ou dois designers brasileiros (se houverem!) estejam satisfeitos com suas vendas. No caso da Intellecta nos dedicamos em tempo integral a tipografia, e assim, obtemos retorno sim. Em nosso entendimento, comercialmente falando, uma foundrie precisa produzir qualidade com quantidade, ininterruptamente. Uma fonte espetacular sozinha não produz resultados.

E para o designer que estja pensando em entrar nesta atividadeprepare-se: apenas depois de um ano ou dois é que omeçam a surgir resultados. O processo é laborioso: o projeto de uma fonte pode demorar semanas, sua elaboração propriamente dita idem. Semanas para encaixar o lançamento numa distribuidora, semanas para vender, meses para receber os royalties... Os nosso são recebidos trimestralmente. Mas a primeira leva demorou mais de um semestre em detalhes de arranjos

Como analiza la fuente tipografica como producto?
Indispensable, somos una cultura gráfica, el ser humano lee inscripciones de rotulos en la mesa del comedor, circula por avenidas con letreros, pasacalles, avisos, lee revistas en el baño. EN cada segundo estamos leyendo. El mensaje escrito es instantanemente recibido por el consumidor. Por mejor que sea el trabajo 3D en un empaque de producto, por mejor que sea su solución gráfica,olocalización en los estantes el primer mensaje que el consumidor entiende está escrito, es el nombre con letras y todas las otras informaciones, NUEVO, GRATIS, PLUS NATURAL etc etc.

como analisa a fonte como produto?
Indispensável. Somos uma cultura grafica, O ser humano lê inscrições de rótulos na mesa de jantar, circula por avenidas com letreiros, faixas,cartazes, lê revistas no banheiro. A todo o segundo estamos lendo. A mensagem escrita é instantaneamente percebida pelo consumidor. Por melhor que seja o trabalho 3d numa embalagem de produto, por melhor que seja o arrnajo de cores e elemntos, os simbolos não gráficos, o peso, a disposição nas prateleiras, certamente a primeira mesagem que o consumidor entende num produto é o seu NOME ESCRITO COM LETRAS, e todas as outras informação como NOVO,
GRATIS, PLUS, NATURAL, 200ML etc etc etc

Cuentenos de su oficina y proceso creativo.
Tenemos dos PCs produciendo las fuentes entre otros servicios menores de diseño, maquinas buenas con “clocks” superiores a 3.70 2gb de memoria, monitores de 21” pantalla plana etc. No es necesario gran desempeño para los softwares de fuentes, pero hay algunas fuentes muy complejas que trababan los programas, Esto no sucede en máquinas buenas. Pantallas grandes son ideales para trabajar las fuentes como cualquier otro trabajo de diseño, Pero en tipografía es clave pues se trabaja a un nivel de detalle muy grande, usted lo nota si analiza las dimensiones de los cuerpos de las letras ( 6, 8,10). Tenemos una deficiencia por no tener equipos Macintosh para producir fuentes para esta plataforma, lo que nos aumentaría las ventas, pretendemos adquirir una máquina con esta plataforma el próximo año. Esto no es suficiente pues creo que debe haber un tiempo de aprendizaje para la migración de las técnicas de las fuentes. Como paliativo estamos cerrando alianzas con empresa de diseño tipográfico extranjetas para la conversión paso a paso de nuestra biblioteca ( hoy con más de 50 fuentes comerciales prontas, para paquetes de fuentes utilizables en MAC.

Soy apasionado de la tipografía y la escritura y sus respectivas historias dentro de la historia de la humanidad y de la técnica, Entonces acumulé en los dos años que estuve componiendo mis primeras fuentes un basto material de base que si fuera totalmente producido, creo que me llevaría decadas finalizarlo. Comencé con investigaciones inenterrunpidas en la red buscando bibliotecas digitales con imágenes digitalizadas facsimilares (pergaminos, libros antiguos hasta nuestros días) Despues vinieron fotografías de propaganda de los siglos XIX y XX, sitios de caligrafía y fuentes gratuitas (ya superé esa fase) Pasé entonces a visitar museos, iglesias y bibliotecas en Recife ciudad históricamente muy rica en material de esta naturaleza. Entendí que debia hacer investigación de campo para crecer y ver el mundo no podía confiarme apenas en la midia digital y la internet, tenía miedo que, si mis fuentes fueran producto de pesquisa digital nuda y cruda siempre podrían ya haber sido creadas por otros con la misma idea en la cabeza. Entonces fui al campo. Hoy no tengo más ese miedo, sé que la investigación digital, unida a la de campo al final de cuentas, siempre va a tener su peso medido por la dedicación y talento del diseñador.

Si el diseñador quiere su espacio con un determinado producto tipográfico es necesario planeación e investigación pues existen mas de 50000 fuentes circulando por ahí muchas son casi clones de otras, es preciso innovar aunque para ello nos toque volver al comienzo de todo que fue en el siglo XIX con el maestro William Morris e su Kelmscott Press.

Vivo en Recife, Brasil,actualmente me dedico a comprar libros antiguos y viejos a libreros y por Ebay para tener mi propia biblioteca de aficionado. Con este material puedo aún recrear algunas fuentes, pues la resolución de la digitalización de la internet es muy baja. NO me considero creativo o talentoso, mas bien jucioso, obstinado en producir lo que hago por gusto y por que el retorno ya lo veo al tener un par de hijas por el mundo quien sabe si “tragadas” de algun finlandes o Jamaicano

me conta um pouco de vocë e seu escritorio e proceso de criacao.
Bem, tecnicamente falando temos dois pcs produzindo as fontes (entre outros serviços menores de design). Maquinas boas, com clocks superiores a 3.70, 2gb de memoria, monitores de 21" tela plana, etc. Não é necessário grande performance para os softwares de fontes, mas houve fontes muito complexas, no passado, que travavam os programas. Isto não acontece nestas maquinas melhores. Telas grandes são boas para trabalhar as fontes como quaisquer outros trabalhos de design. Mas em tipografia trabalha-se a um nivel de detalhamento muito grande, voce deve perceber, se analisar as dimensões dos corpos dos caracteres (6,8,10). Possuimos uma deficiencia que é não termos equipamento Macintosh para produzir adequdamente fontes para esta pltaforma, o que nos aumentaria as vendas. Pretendemos adquirir uma maquina para esta plataforma ano que vem.

Isso não basta pois acredito dever haver um tempo de aprendizagem para a migração das técnicas e das fontes. Como paliativo estamos fechando parcerias com empresas de design tipográfico estrangeiras para a conversão passo a passo de nossa biblioteca (hoje com mais de 50 fontes comerciais prontas) para pacotes de fontes utilizaveis em Macintosh

Sou apaixonado por tipografia e escrita, e suas respectivas histórias dentro da história da humanidade e da técnica. Então acumulei nos dois anos em que fui compondo as primeiras fontes, um vasto material de base que se fosse totalmente produzido acredito necessario seriam décadas para finalização. Comecei com pesquisas ininterruptas na internet atrás de bibliotecas digitais com imagens digitalizadas facmisilimares (pergaminhos, incunabulos, livros de Gutemberg até nossos dias). Depois vieram fotografias de propaganda dos séculos XIX e XX, sites de caligrafia, fontes gratuitas (ja superei esta fase)

Passei então a visitar museus, igrejas e bibliotecas no Recife, cidade historicamente rica em material desta natureza. Entendi que devia fazer pesquisa de campo, para crescer e ver o mundo, não poderia me fiar apenas em midia digital e na Internet. Tinha medo de que se minhas fontes fossem produto de pesquisa digital nua e crua sempre poderiam ter sido realizadas por outros com a mesma idéia na cabeça. Então fui a campo. Hoje não tenho mais este medo, sei que o uso de pesquisa digital, somada a pesquisa de campo no final das contas sempre tem seu peso medido pela dedicação e talento ou criatividade do designer.

Se o design quer seu espaço com um determinado produto tipográfico é necessário planejamento e pesquisa, pois existem mais de 50000 fontes circulando por aí. muitas são quase que clones umas das outras. é preciso inovar, nem que para isso volte-se ao começo de tudo, e foi o que fez no século XIX o mestre William Morris e sua Kelmscott Press.

Moro no Recife e atualmente me dedico a comprar livros antigos e manuscritos em sebos e pela ebay para ter minha propria biblioteca de aficcionado. com este material ainda posso vir a criar mais algumas fontes, uma vez que a resolução de digitalização de muitos originais na Internet é baixa.

Não me considero criativo e talentoso, enfim. Mas sou obstinado em produzir e faço porque gosto, o retorno já veio, em ter minhas filhas por aí, mundo afora, sendolidas, quem sabe, neste minuto, por um finlandes ou jamaicano

La pregunta de cajón., consejos para quien se quiera dedicar a esta actividad.
Si los consejos sirvieran serían vendidos. Pero mi consejo es, solo hagan tipografía si esta viene del corazón, si se tiene compromiso. Tipografía es tradición e innovación, esla más antigua variante del diseño y tiene más de 500 años de historia, 551 para ser exactos.

Conselhos para designers latinoamericanos que queram desenhar fontes.
se conselho fosse bom seria vendido. mas meu conselho é, de qualquer forma: só façam tipografia se vier do coração, se houver envolvimento. tipografia é tradição e inovação. é a mais antiga carreira dodesigner, que tem quinhentos anos de história, 551 para ser exato

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