segunda-feira, dezembro 25

Stanislaw Szukalski : um visionário


... há quase duas décadas atrás tive, através de uma revista americana de artes, contato com a obra de Stanislaw Szukalski. para mim foi um choque de visões àquela época. meu parco ingles de então não me permitia melhor ler a matéria, mas a força de suas imagens me falava subliminarmente. eu vinha então recebendo cargas do pensamento estético e artistico de H P Lovecraft sobre a existencia de um passado já não mais histórico do nosso planeta, onder "Os Antigos" impunham a sua realidade.
pois bem, aquelas imagens de Szukalski me pareciam falar destas e de outras civilizações, e de um traço comum ligando a historia dos povos mais distantes que poderia ser interpretado e reconhecido em certas nuances gráficas, em certas esculturas, em hieroglifos de civilizações extintas, em tatuagens de tribos, enfim, uma nevoa historica ainda poderia ser interpretada e reconhecida na manifestação artistica destes povos. era o que captei então. e não podia deixar de me vir a mente as colunas ciclópicas dos desertos lovecraftianos ou a escultura de Cthulhu que um artista onirico criara no famoso conto, muito menos a misteriosa pedra redonda e seus hieroglifos descrita em "O Que Sussurrava nas Trevas".
se Szukalski leu ou teve contato com Lovecraft eu não sei. há anos atrás procurei na Internet sobre ele e parecia não existir. eu cheguei a cogitar uma fraude: Szukalski não existiria e aquela materia que eu lera seria a obra de outro artista, inventando um artista: Szukalski, a moda dos contos de Borges.

mas eis que chego ao fim deste post com a verdade: Szukalski existiu sim, foi um genio, e além de tudo polonês, como meus antepassados, o que me trás um orgulho a mais. parece que as pessoas em geral (exceto possivelmente os mais cultos e/ou ligados as artes plásticas e escultóricas), como não poderia deixar de ser, desconhecem sua obra.

se Szukalski leu ou teve contato com Lovecraft eu não sei. mas sua obra e seu universo bem poderia descrever as civilizações de Lovecraft e o que delas chegou até os nossos dias

conheça Szukalski.Com
e
Szukalski (site polonês)

Nenhum comentário: