sábado, janeiro 27

faltaram-me palavras... Koch e o Theatrum Mortis Humanæ Tripartitum

faltaram-me palavras, então lhes mando imagens. contudo ainda assim lembrei dum trecho de O Codigo Da Vinci, em que Tom Hanks, na sua palestra sobre simbolos, lembra que ainda que uma imagem valha mil palavras, quais serão elas? e, para me estender mais, quem diz que uma imagem vale mil palavras usa palavras para dizer isto.

abraços do pw


1
imagem primeira
uma das gravuras de Johann Koch para Theatrum Mortis Humanæ Tripartitum, of 1682, de Valvasor. esta série específica é para o capitulo todten-danz, ou "dança dos mortos". lembremos aqui que esta tematica já foi muito explorada à epoca pelas vinhetas e capitulares de Holbein (que a Intellecta ainda está a produzir). para saber mais sobre o assunto visite o site de nosso colega, Mr H, O Giornale Nuovo. importante não confundir com o doutor em teologia Koch, Johann Friedrich Wilhelm, que nasceu séculos depois. de fato o sobrenome Koch e mesmo o nome Johann Koch é muito comum em Alemanha. Mais de cem anos antes, outro alemão deu sua contribuição a tipografia, Jorge Coci, ou Cocci, ou KOCH, mas esta é outra história que pode ser vista aqui.

2
imagem segunda
ilustração de Debret, "Caboclo", que mostra o modo como nossos indios caçavam aves com arco e flecha. Debret foi provavelmente o mais ilustre ou mais importante dos emissários da Missão Francesa de artes que veio ao Brasil, a convite do Imperador Dom Pedro II.

3
imagem terceira
já que o assunto agora é Brasil, esta é a "Primeira Missa", de Victor Meirelles

Nenhum comentário: