quinta-feira, fevereiro 22

LANÇAMENTOS INTELLECTA MARÇO DE 2007: 18 NOVAS FONTES

com orgulho a Intellecta está lançando hoje junto a MyFonts.Com seu novo lote de fontes comerciais. Tratam-se de 18 novas fontes, que elevam nossa biblioteca a mais de 80 familias tipográficas comerciais, mantendo-se a frente do mercado latino-americano de tipografia digital.

American Advertise Series
Seguindo a trilha já iniciada com IntellectaDecorative017 e 018, Paulo W pesquisou jornais e revistas norte-americanos do século XIX para publicar as primeiras fontes de uma coleção inteiramente dedicada a tipografia e publicidade do período. São fontes ornamentais baseadas nos adereços art-nouveau do período, usando GrasVibert (pelo seu corpo denso) como titular. Nesta primeira fornada saíram AmericanAdvertise013, 014, 015 e 016.

BruceOrnament
Mais uma fonte de Iza W, designer da Intellecta. BruceOrnament é inspirada na GeodecBruceOrnamented.

ChancelarescaSpanola
Fonte de Iza e Paulo W, ChancelarescaSpanola tem uma história interessante. Trata-se de uma das variantes (outras virão) da primeira fonte lançada por Paulo W, então no seu inicio de tipografia, divulgando-se através de fontes shareware. Fonte muito popular nas versões shareware, veremos agora sua trajetória comercial
DeutschePosterDecorative
Esta fonte é inspirada (como outras de sua série) nos letreiramentos de cartazes alemães do início do século passado (conheça também DeutschePoster). Voce pode conferir melhor este trabalho aqui.

GansTitania
Mais uma fonte da coleção Gans. GansTitania é uma fonte em estilo art-déco recriada digitalmente pela designer Iza W que voce pode conferir melhor aqui.

Luc Devroye, que mantém o mais completo site do mundo sobre tipografia, comenta nosso trabalho, em especial a Coleção Gans:

Paulo:

Thanks so much. Wow---that site, Marginalia,
is fantastic! It will take me a week to check
out all the stuff. Corto Maltese, impressive.
It is one of the best blogs around---I will link to
it and advertise it tonight.

Sorry for my bad samples---bad camera and bad
scanner equal bad samples.

I think you told me last time that I should visit when
in Brazil. I was there a month agao, but they did
not give me one minute of freedom. I was taken
directly from Sao Paulo airport to Campos do Jordao
for the conference and back. I will be back in June 2008,
hopefully with more free time to visit people.

Congratulations also on the Gans project. Well done!

If I can be of any help with anything, let me know.

All the best,

Luc

Veja também outras fontes inspiradas nas fontes originais da Fundicion Gans:
GansAdorno, GansLathModern, GansTitularAdornada, GansIbarra, GansAntigua, GansAntiguaManuscrito, GansRadioLumina, GansCarmemAdornada e GansItaliana

GrasVibertHandtooledCapitals
GrasVibert é uma fonte que pela beleza bodoniana se presta a muitas agradáveis versões, incluindo esta, que mescla o estilo handtooled com um ornamento capitular muito bem pesquisado e harmonico. Ideal para edição de livros de arte. Confira aqui.

Greta
Aqui Iza W cria uma typeface com visual interessante para pequenos corpos, ideal para trabalhos não convencionais. Confira esta fonte melhor aqui.

IbarraDecorative
O ornamento utilizado em IbarraDecorative é na verdade mais um da coleção AmericanAdvertise. Conheça também a excelente original GansIbarra e sua versão IbarraFlourished, justas homenagens ao mais importante tipógrafo espanhol, Joaquim Ibarra.

IntellectaBodoned
Esta typeface originalmente é muito bela, pois baseada no estilo bodoniano, sendo a segunda incursão da Intellecta neste estilo do século XVIII, que pode ser usado perfeitamente em textos (não muito longos) e em aplicações display. Ao contrário de GrasVibert, mais densa, IntellectaBodoned é em verdade inspirada nos corpos de Firmin Didot, mais condensados. Veja também GraveOrnamental.


Liam
Fonte inspirada nas typefaces romanas de livros publicados do século XVI ao XVIII. Confira melhor.

Scoto Koberger Fraktur series
Chegamos a jóia da coroa destes lançamentos. Paulo W pesquisou os incunabulos do famoso impressor e tipógrafo de incunabulos Anton Koberger, e selecionou duas fontes fraktur originais kobergianas, respectivamente as numero 9 e 11 (identificados por Christoph Reske). Para completar os sets quanto a alguns elementos faltantes foi buscar inspiração nos trabalhos do tipógrafo e impressor contemporâneo de Koberger, Ottaviano Scotus, cuja obra lhe é similar. Saiba mais:

Koberger foi impressor, editor e livreiro alemão, de Nuremberg, que montou oficina gráfica nesta cidade e que dispunha de vinte e quatro prensas e mais de cem empregados no final do século XV. As suas obras gráficas patenteiam elevada qualidade e muitas delas ostentam gravuras de elevado nível. Albert Dürer foi assessor artístico de Koberger tendo este impresso o Apocalipse em 1498. Da oficina de Anton Koberger saiu em 1475 a primeira Bíblia ilustrada. A obra impressa por Koberger que maior difusão alcançou foi o Liber Chronicarum de Hartmann Schedel, impresso em 1493. Trata-se de uma obra monumental, em folio, com mais mil e oitocentas gravuras do artista alemão Michael Wohlgemuth que foi professor de Dürer. Anton Koberger desempenhou um papel importante na difusão do livro tipográfico na Europa pois na sua qualidade de livreiro exportava muitos livros que colocava nas suas livrarias de Paris, Lyon e Toulouse para além daqueles que vendia em feiras e mercados especializados.

Uma vez que Koberger mantinha uma estrutura grande e diversificada no mercado editorial e de impressão naqueles tempos, manteve relações com importante mestres históricos da tipografia, como Paulo Hurus, Jorge Cocci e JohanFrobem, entre outros.

Segundo Luc Devroye (baseado em Reske) Anton criou vários tipos:

(..) Nürnberg-based printer who created many interesting typefaces in the late 15th century, as narrated by Christoph Reske in Eine neue Entdeckung zur Druckgeschichte der Schedelschen Weltchronik. These include a gorgeous Rotunda and Schwabacher (1492), a Druckbastarda, and other original Fraktur faces, called No. 9 and No. 11 by Reske. Note: Schedelschen Weltchronik (1492) was a book by Hartmann Schedel

Koberger criou provavelmente mais de trinta tipos, a maioria góticos (suas primeiras publicações foram incunábulos). Destes tipos podemos ressaltar uma Rotunda and Schwabacher (1492), uma Druckbastarda, e outras original fraktur typefaces, (antes das fraktur de Maximiliano) declaradas por Reske como numeros 9 e 11. Não temos informações se Koberger desenhou e talhou estas fontes propriamente, uma vez que contava com muitos colaboradores. Mas o talho é autenticamente do periodo dos incunabulos, o que torna dificil identificação mais exata, já que os tipos móveis começaram a ser mais bem delineados e historiados a partir dos romanos, primeiramente.

Contudo, a Intellecta Design, num estudo histórico traz a luz uma nova geração de fontes digitais baseada nos tipos 9 e 11 de Koberger (o Rotunda e o Bastarda serão lançados mais adiante) com auxilio para a emulação do set de outros caracteres contemporaneos e em perfeita similitude de Ottaviano Scoto.

Koberger influenciou diretamente Willian Morris da Kelmscot Press para a criação da fonte Troy (1891-1892) (embora também baseadas nos tipos góticos de Schöffer e Zainer). Modernamente Manfred Klein criou para a FontFont uma versão digital de góticos kobergianos, embora de possuindo visual menos grotesque. Tirando a falta de informações de que disponho sobre os tipos propriamente ditos (sua lavra original), Koberger foi - reconhecidamente - um grande gravurista, ilustrando milhares de paginas de diversos livros em sua carreira, muitas vezes em parceria com outros mestres importantes.
Santa Brigida, gravura de Koberger

Para suprir a inexistencia de alguns caracteres originais de Koberger nas fontes que estamos lançando recorremos a Ottaviano Scoto, cujos tipos góticos, embora menos exuberantes que os de Koberger, são muito similares e pertencem ao mesmo periodo histórico. Segundo o site Italnet, uma ong cujo intuito é estimular a pesquisa sobre a lingua italiana desde suas raizes medievais Scotus foi

(...) (a) headed a distinguished family of Venetian printers. Born of a noble family of Monza, he came to Venice at the age of 35 and operated a press there between 1479 and 1484. He continued as an editor until 1499 whereupon his heirs, including his brothers and nephews, undertook their own activity (1499-1532). The original printer's mark of Ottaviano Scoto, displayed here, was an elegant circle from whose center extended a double cross. Within the circle are the letters O.S.M, the initials of Octavianus Scotus Modoetiensis (Ottaviano Scoto of Monza).
Confira ScotusKobergerFrakturN9 e N11.


ScottishVignetesN1
Primeira de uma série de fontes baseadas em vinhetas (woodcuts) utilizadas nos jornais escoceses do século XIX. A Intellecta lançará vinhetas simples (woodcuts) e vinhetas capitulares. Esta primeira é uma vinheta capitular usando a fonte Liam, por entender se adequar ao período histórico. Veja aqui.

Sinfonia
Fonte decorativa de Iza W, o set de minusculas é baseada na original Sinfonia, enquanto o ornamento é criação original da designer. Confira melhor aqui.


That's all, folks! Somos aquilo que fazemos...

Nenhum comentário: