sábado, março 24

lado b : (3)

algumas sequencias de elucubrações do "lado b" do Marginalia. muitas destas gravuras foram obtidas no excelente site Jahsonic - A Vocabulary of Culture.

1
Vesalius. o que para alguns é ciência para outros é uma boa fonte de morbidez. ao menos no cinema, personagens como Jack o Estripador e outros serial killers são leitores de livros de anatomia. aqui no Marginalia só nos interessa se estes livros vierem com boas letrinhas. eu tenho em pdf (interessados solicitem) sua obra De humani corporis fabrica (1543). pela foto eu um desavisado poderia pensar que o ilustre é um mulato brasileiro
2
esta fenomenal obra é "The tree ages and the death", o que fica evidente quando se lê o título. é de um pintor que até hoje eu não conhecia (santa ignorância) embora eu pesquise muito (tipografia) o seu período histórico, ora vejam, era do círculo de Lutero e trabalhou no atelier de Durer.

Hans Baldung, também conhecido como Baldung Grien, (Schwäbisch Gmünd, 1484 ou 1485 — Estrasburgo, setembro de 1545) foi um famoso pintor alemão do Renascimento. Viveu na sua cidade natal até 1502, quando se mudou para Nuremberga, onde trabalhou no ateliê de Albrecht Dürer, tendo permanecido aí cinco anos, o que muito o influenciou nas suas obras. Em 1509 mudou-se, novamente, para Estrasburgo, onde entra em contacto com os círculos intelectuais de Martinho Lutero. Porém, entre 1512 e 1517, passou a residir em Friburgo, trabalhando na sua obra-prima, o altar da catedral. Apesar de realizar uma boa produção religiosa, a sua temática favorita era macabra, sendo a morte e o erotismo contantes em toda a sua obra. Na actualidade, algumas das suas obras estão expostas no Museu do Prado em Madrid. (wikipedia)
hans baldung

Nenhum comentário: