quarta-feira, abril 11

Camillo Agripa e Domenico Fontana

a minha falta de erudição atrapalha-me a desvendar este pequeno problema. vejam. publiquei um post dias atrás que comentava a obra de Camillo Agrippa. tenho um pdf fac-simile sobre fencing (esgrima) de autoria dele. como ele é o autor da notável obra "Trattato di transportare la guglia in su la piazza di s. Pietro" - que narra a metodologia para o transporte de um gigantesco obelisco para a Praça de São Pedro, e como eu obtive anteriormente junto a uma biblioteca digital o fac-simile "Della transportatione dell'obelisco Vaticano e delle fabriche di Sisto V. Rome 1590", acreditava, pela singularidade do tema, tratar-se da mesma obra e autor.
porém, surpresa minha, tratam-se de livros e autores diferentes. Domenico Fontana (1543 – June 28, 1607) é o autor deste material que tenho e que encabeça com seu fronstispício o início deste post.
Fontana não apenas escreveu o livro, mas desenvolveu (era engenheiro e arquiteto, como Agrippa) o projeto para reerguer o obelisco de 375 toneladas, um tour-de-force que envolveu mais de 900 homens e 75 cavalos, como mostra a ilustração. Quem escreveu o primeiro dos dois livros e qual a importância de cada um dos autores nesta obra técnica me escapa, são quase contemporâneos. Voce pode ver em razoável resolução as páginas deste tratado na New York Public Library e na Rare Book Room.

Detalhe para os curiosos: Aquca di Fontana, o famoso grupo de chafarizes em Roma, foi projetado por ele e seu irmão, Giovanni Fontana.

Nenhum comentário: