terça-feira, maio 8

"Coluna de Letras" na Deutsche Welle

esta dica eu pesquei na lista de tipografia de que participo. trata-se de uma nova seção do site da Deutsche Welle, publicação alemã, totalmente em português. seção esta que perambula pelo mundo das letras tipográficas, das linguagens vivas e das publicações impressas e as interações entre estas tres. nos links abaixo quatro novas matérias de relevância (e não pense que é só tipografia...

"A palavra escrita é mais que um mero registro do discurso oral. Ela é uma mídia própria que revela muito sobre as formas de comunicação de uma sociedade e seus mal-entendidos."

Escrita na camisa de força, para todos os tamanhos: A disputa por formatos não é invenção da era digital. O uso do papel oscila há muito tempo entre norma e variação, acompanhando em geral necessidades econômicas.

Europa escreve em novo alfabeto: O círilico passa a ser o 3° alfabeto da União Européia, ao lado do latino e do grego. Adoção da escrita original eslava interfere na percepção do que é europeu e põe em evidência o tênue limite entre Oriente e Ocidente.

Da viabilidade de uma guerrilha editorial: A Merve talvez seja a mais cult das editoras alemãs. Um projeto improvisado que se impôs ao mainstream e influenciou as últimas gerações de intelectuais na Alemanha.

A literatura é incompatível com a mídia? Günter Grass reclama do baixo nível da imprensa alemã e escreve poemas para superar os ataques da opinião pública no último ano.

Nenhum comentário: