sexta-feira, junho 29

por que alguns países dão certo?


já dizia o Nietzsche, e eu concordo, que o objetivo de um país é se perpetuar. o mesmo se pode dizer das empresas. o objetivo máximo de uma empresa não é ter lucro, mas durar. o lucro é só um mecanismo para este fim.

da mesma forma existem muitas explicações (e que somam-se, evidentemente) para o sucesso de certas nações em detrimento de outras. entre os argumentos mais forte e importantes para o sucesso das nações está (é o que eu penso) a questão da ética protestante (que o Weber falava) e das religiões, o que parece muito claro agora em tempos de miséria e barbarismos (quem é o bárbaro?) islamicos de um lado e do senhor Bush falando com Deus do outro lado.

mas quando vejo o meu país e o seu povo (um tio meu me dizia que na escandinávia existe esta coisa chamada povo, mas que aqui mesmo só existe uma massa disforme...) - enfim - quando vejo meu país e seu povo que não sabe o nome do nosso primeiro presidente - o Washington e os pais da pátria americana são uma espécie de santos seculares lá na América - enfim, como eu dizia, uma das explicações mesmo para o sucesso de alguns países pode estar embutida naquilo que se chama patriotismo

Nenhum comentário: