terça-feira, julho 24

3 grandes invenções e descobertas do milenio

1054
Explosão estelar
Nesse ano, astrônomos chineses presenciam um fato excepcional: em 4 de julho, uma estrela começa a brilhar tão fortemente que é visível durante o dia. Três semanas depois, continuava visível só à noite, como o astro mais brilhante do céu, descontada a Lua, claro. Hoje, sabe-se que se tratava de uma supernova (o nome que se dá a uma estrela que explode) distante da Terra cinco mil anos-luz. Nos catálogos astronômicos, ela é apenas NGC-1952. Mas é mais conhecida como "Nebulosa de Caranguejo".

1150
Universidade
Nesse ano, é fundada a universidade de Bolonha, na Itália. É a marca da retomada, no Ocidente, dos estudos e das pesquisas, depois de uma pausa de mais de 500 anos, desde a queda do Império Romano. O exemplo foi seguido em toda a Europa: Salerno (1192), Paris (1214), Oxford (1217), Salamanca (1254) etc. A criação dessa instituição, a universidade, permitiu congregar alunos e pesquisadores, dando-lhes moradia e local para estudo, o que deslanchou a ciência na Europa e preparou o continente para a Renascença e para a Revolução Científica que aconteceria na transição entre os séculos XVI e XVII. Galileu e Newton eram, antes de mais nada, professores universitários.

Os eventos narrados em O Nome da Rosa, de Umberto Eco, nos mostram umperiodo histórico em que os monastérios declinavamcomo centro de produção de conhecimento em detrimento a expansão das universidades recém-formadas, o que fica claro em muitos dos dialogos rancorosos dos monges neste livro (pw)


1202
Algarismos arábicos no Ocidente (Leonardo Fibonacci - ?1170-1240)
O matemático italiano Leonardo Fibonacci é o primeiro europeu a usar os algarismos arábicos (1, 2, 3...). Até então, os europeus usavam os incômodos algarismos romanos (I, V, X...). Outra grande contribuição do matemático foi a adoção do zero. Com isso, passou a ser possível fazer contas mais facilmente, o que deu grande impulso à álgebra e, conseqüentemente, à tecnologia ocidentais.

originalmente publicado em Superinteressante

Nenhum comentário: