sábado, julho 14

O Antecipador



um dos textos de Arthur Clarke que até hoje mais reverberam pela minha cabeça é "O Antecipador". na verdade parece se tratar de um conto menor da longa obra de Clarke. mas a frase "(...) e o Antecipador, tomado de um medo horrível pos-se a correr por uma viela estreita (...) sempre me pareceu daquelas fadadas a um sucesso perene no nosso imaginário.

neste escrito, ao que me lembro (eu tinha uns doze anos quando o li, e depois, infelizmente, nunca mais) Clarke elucubra sobre um certo Morley Roberts (se não me falha a memoria) cruzando a vida e o destino de H G Wells, no que diz a respeito a criação de obras clássicas de literatura sci-fi.


o termo "Antecipador" bem poderia classificar melhor uma gama de pensadores-escritores (e outros) com vasta tradição que poderiam incluir filósofos como Arquimedes, Bacon, passando por escritores como Mary Shelley, Verne (o patrono desta academia), H G Wells, Robida, os cientistas Tessla e Teremin, o fisico Marconi, Lovecraft, os roteiristas Rod Serling e Gene Rodenberry e finalmente os classicos mais contemporaneos como Asimov e Clarke, onde este post começou, até os mais ousados ainda pensadores e fisicos contemporaneos como Dyman Freeson e Stephen Hawking, e por fim, a mais recente e importante adição a este imaginario, a meu ver o conceito central da Matrix, idealizado pelos irmãos Wachowski, no cinema.

diz um pensador (que tambem não me recordo o nome - oh, maldito alcool) que a ciencia e os pensadores cientificos (como Sagan e Stephen Jay Gould) tem trazido mais irreverencia e inquietação e cultura a sociedade do que no passado proximo o fizeram os filosofos e romancistas, no que eu concordo

este post homenageia diretamente Jules Verne e dá de bandeja um link para um excelente blog, o Paleo-Future, que nos mostra um futuro paleográfico, um futuro que não aconteceu e traz uma lacuna que precisamos reparar: a discussão dos artistas, pintores, ilustradores, gravuristas que ajudaram, nestes ultimos séculos, a construção do imaginário do futuro
veja também esta série de posts sobre dois classicos seriados da teve de sci-fi: Space 1999 e UFO.

Nenhum comentário: