quarta-feira, julho 25

o bairro do Recife...

Evolução e Origem
A cidade do Recife originou-se devido a colonização portuguesa no Brasil. Nesta região as terras erm férteis e a produção açucareira logo prosperou houve a construção do porto, devido a intensificação do comércio (produção primária X comércio externo). Devido ao grande crescimento da exportação do açucár, no início do século XVII, Recife se consolida como porto, sendo considerado o maior da América.
O núcleo urbano formou-se a partir da Capela de São Frei Pedro Gonsalves compondo com o casário acaçapado e os armazéns de guarda das caixas de açucar e outros gêneros, além da casa de câmera e da alfandega. Em 1630, uma esquadra holandesa, sob o comando de Henrick Cornelis-von Lonck, composta de 56 navios, aportou ao Recife, ocupando primeiro Olinda depois Recife. Nesta época Matias de Alburquerque, era o governador de Pernambuco, e refugiou-se no arraial do Bom Jesus, a fim de coordenar a resistência, que se prolongou até 1635, quando o reduto caiu em poder do general Arcizewski (polonês - como tantos outros mercenários - que estava a serviço da Holanda). Em1637 Maurício de Nassau chega a Pernambuco, estabelecendo-se na ilha de Antônio Vaz, onde fundou a cidade que recebeu o nome de Maurícia (1639). Foram feitos os primeiros melhoramentos no ancoradouro, além de um plano urbanístico para a cidade, incluíndo o Bairro do Recife e a ilha de Antônio Vaz, onde se construiu canais, pontes e edifícios públicos, foi nesta época que teve inicio a tarefa de aterrar mangues e alagados na cidade do Recife. Com o regresso de Nassau a Europa (1644), o fracasso de seus sucessores contribuiu para a eclosão da insurreição pernambucana, definida numa sucessão de batalhas, quando finda a guerra de 24 anos com a derrota dos holandeses, e a população do Recife entra num período de declínio, pois a saída dos holandeses apresentava desvantagens locais para o desenvolvimento do comércio, seja quanto a posição geografica, como quanto a população.
Na segunda metade do século XIX, houve transformações quadro urbano devido as alterações na economia brasileira. Enquanto a economia nordestina estava em crise com a estagnação da produção do açucár e do algodão o café passa a se constituir na principal produto de exportação, isto consequentemente conduziu a uma gradativa decadência econômica nordestina. O Bairro do Recife da época já não era mais porto e sim a cidade do Recife.

Nenhum comentário: