sábado, agosto 11

O que foi o Arts and Crafts?

O movimento das arts & crafts (do inglês artes e ofícios, embora seja mais comum manter a expressão original inglesa) foi um Movimento Estético Social inglês surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX, defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa. Entre outras idéias, defendia o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas idéias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris, que, voces sabem, está entre os mais importantes tipógrafos de todos os tempos

Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da art nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura. Nos EUA, em inícios do seculo passado, surrgiram imprensas privadas (as private press) que seguiam alguns moldes do movimento, a mais famosa sendo a Roycroft, que funcionava mais ou menos como uma comuna de artesãos e impressores.
Nos EUA existe até hoje uma forte associação de artesãos, artistas e designers chamada de American Arts and Crafts Council (cheguei a ter alguns exemplares de sua revista)

fonte (parcial) : Wikipedia

Nenhum comentário: