quinta-feira, dezembro 20

Catálogos Tipográficos e Ensaios

recebemos aqui na Intellecta, do Papai Noel (a conta quem cobra são os anõezinhos) uma boa leva de novos catálogos tipográficos, type specimens e ensaios sobre tipografia. vamos comentar apenas alguns a seguir. lembrando que estes exemplares estão a disposição da nossa clientela, através de pedidos por e-mail

"The Montallegro Typeface : A Specimen & Showing". Muito raro (apenas 115 cópias foram impressas) e bem produzido type specimen desta typeface proprietária norte-americana, desenhada e produzida em 1904 pelo type designer Daniel Berkeley Updike para a Merrymount Press. Este type specimen em particular veio de uma segunda tiragem, impressa em 1985, pela Wayside Press, realizada com novos tipos produzidos com as matrizes originais desta bela fonte. Este specimen, de quatro folhas, em papel semelhante ao polen mostra alguns tamanhos da fonte e traz uma história da mesma. ALFABETO COMPLETO ESTADO EXCELENTE DE CONSERVAÇÃO. Miolo 100% preservado e livre de quaisquer manchas.


Type and Rule Catalogue 13, 1957, Baltimore Type (Baltotype), um catálogo de specimens tipográficos, com 79 páginas e dezenas de fontes completas. ALFABETOS COMPLETOS ESTADO GERAL DE CONSERVAÇÃO BOM, EMBORA A CAPA APRESENTE PEQUENOS RASGOS. Miolo 100% preservado e livre de quaisquer manchas.




SCHWARZE KUNST & WEISSE KUNST, ou "arte em preto e branco" é um catálogo de Specimens Tipográficos da famosíssima e historica foundry alemã D. Stempel AG, fechada em 1985, reconhecida pela excelencia de suas fontes EM SEUS MAIS DE 100 ANOS DE HISTÓRIA. Este exemplar, impresso na década de 1970 traz 21 de suas mais clássicas typefaces impressas e testadas em 21 papéis especiais e enriquecidas artisticamente pelo acompanhamento de 21 artes envolvendo a história dos tipos móveis e da impressão, desde 1500. ALFABETOS COMPLETOS Os specimens são impecavelmente impressos em folhas grandes com duas dobras acondicionados numa embalagem pasta aberta IMPECAVELMENTE CONSERVADO, SEM FOLHAS RASURADAS OU FALTANTES. Uma obra prima das artes gráficas e da impressão como só os criadores da imprensa saberiam fazer. Miolo 100% preservado e livre de quaisquer manchas. Mais do que uma peça para o colecionador de memorabilia bibliófila e tipográfica este exemplar é uma aula viva para os estudantes e profissionais de artes gráficas, design e tipografia. Garantido por uma das maiores typefoundries da América Latina, Intellecta Design.


"Goudy Thirty - Anatomy of a Type". Estudo e type specimen sobre a typeface de Goudy, Goudy Thirty, com 16 páginas. Este ensaio originalmente publicado por Alexander S Lawson - o famoso pensador tipográfico- foi aqui re-compilado e impresso por Jack Noble, em papel vergê, com acabamento impecável. Muito rara edição, com tiragem resumida. ALFABETO COMPLETO. ESTADO EXCELENTE DE CONSERVAÇÃO. Miolo 100% preservado e livre de quaisquer manchas.
Catálogo de Specimens Tipográficos da Intertype. Impresso provavelmente na década de 1940. Maciço e muito completo guia de referencia com mais de 500 páginas e centenas de fontes com alfabetos completos, em papeis de varios pesos e tipos. IMPECAVELMENMTE CONSERVADO, SEM FOLHAS RASURADAS OU FALTANTES. ENCADERNAÇÃO CAPA DURA COM SISTEMA DE GRAMPOS QUE PERMITEMDESTACARAS FOLHAS PARA TRABALHAR SEM AS DANIFICAR. Uma obra prima gráfica e de impressão como só as grandes foundryes norte-americanas e inglesas o souberam fazer no século passado.

Catalogo, provavelmente impresso na década de 40, pela Kelsey, de Conecticut, mostrando prensas, typefaces, dingbats (esta seção muito boa, por sinal), cards, tintas, moveis para oficinas tipográficas, equipamentos de acabamento e maquinárias diversas. ESTADO GERAL DE CONSERVAÇÃO RAZOÁVEL, EMBORA A CAPA APRESENTE PEQUENOS RASGOS INSPIRANDO CUIDADOS DE ENCADERNAÇÃO

Nenhum comentário: