sábado, maio 29

Basel Sans, Isaco typefoundry - um estudo

Basel Sans, uma arrojada família de fontes para texto, criação da typefoundry brasileira "isaco type design", criação do designer gaúcho Isac Corrêa Rorigues, é também o trabalho de conclusão de curso do autor. Neste estudo, muito bem realizado, abordam-se diversos aspectos da tipografia contemporânea, desde as questões técnicas até as mercadológicas, incluindo-se entrevistas com muitos dos type-designers brasileiros de ponta. Transcrevemos aqui alguns trechos citando Paulo W, da Intellecta Design, mas você pode ver o trabalho integral neste link.

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"Outro  type designer bastante conhecido, Ray Larabie, iniciou-se despretensiosamente nessa área em 1996. Em 2001, já com 300 fontes gratuitas  distribuídas, Larabie percebeu o potencial de um mercado tipográfico nascente, criando assim a fundição Typodermic, em Vancouver, no Canadá (GRANT, 2008;  LARABIE, 2008). Ele oferece uma vasta quantidade de fontes a varejo, realidade  que se repete em casos como o do brasileiro Paulo W, que se autodenomina um  “empresário do setor de tipografia digital” (JUNIOR; LASSALA, 2008, p. 61)."

"Outro gaúcho, que usa o pseudônimo Paulo W, é responsável pela maior fundição digital da América Latina, a Intellecta Design, com mais de 200 fontes à venda. Paulo defende que o type designer não deve se deter tanto a um projeto, a ponto de gastar meses de trabalho, e diz que a qualidade vem exatamente com a prática constante. Essa é basicamente a sua estratégia de mercado, que prioriza a quantidade de vendas em detrimento da qualidade (PAULO W, 2008a). Os desenhos de Paulo W são inspirados principalmente em estilos encontrados em livros e impressos antigos e, por mais que sua visão seja considerada por alguns como heterodoxa, várias de suas fontes tem ganhado notoriedade mundial e ocupam lugares de notoriedade nos rankings das distribuidoras mais conhecidas."

" (...) Segundo ele, o volume de vendas por continente tem a seguinte ordem: América do Norte, Europa, Oceania (principalmente Austrália) e Ásia (principalmente Japão). Os  demais continentes têm vendas menos expressivas e, como visto, esses dados confirmam a distribuição geográfica de vendas de Ricardo Esteves Gomes. Paulo W trabalha com type design há cinco anos, e pelo contato que teve com diversos compradores, fez o seguinte comentário por email: Os consumidores, em sua maioria, são residentes nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália, todos países de língua inglesa. (...) Na Europa, eliminando9se Grã9Bretanha, a maior parte das licensas são vendidas para Alemanha e Países Nórdicos. O público cliente em geral são escritórios de design, designers freelance, agências de publicidade, editoras9jornais9redes de comunicações (que, quando compram, compram dezenas de licensas), print9shops, e muitas empresas de toda a natureza (PAULO W, 2008b). Ele comenta que adquiriu centenas de clientes ao longo dos anos com outro segmento de mercado, que não tem relação com design gráfico e que aparentemente não é explorado pelos type designers brasileiros: Há um nicho muito recorrente, que é o de pessoas comuns - na maioria mulheres, donas-de-casa - residentes nos EUA - que compram as fontes focadas apenas na 'beleza' das mesmas, independente de acurados padrões de design (PAULO W, 2008b). "


BaselSans is a discrete, legible typeface, inspired by the international typographic style, with a humanistic touch. It is suitable for many uses, from small size texts to large titles.


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