sexta-feira, junho 2

dicionário primevo de portugues: pomar

 A lingua portuguesa é uma das mais faladas do mundo. Aliás é uma das mais ricas e também mais antigas, dentre as grandes linguas faladas contemporaneamente. Seus primeiros vocábulos claramente identificados por especialistas remontam ao século IX.

Estudiosos afirmam que em menos de um século apenas uma duzia de idiomas restarão sobre a face da Terra. Terão neste processo, falecido quase duas centenas de linguas e dialetos menores. O PORTUGUES SAIRÁ VITORIOSO DESTE EMBATE. Nossa lingua é mais falada, por exemplo, que o próprio francês.

Pois bem, na procura por material para tipografia vasculho a net a cata de antigos manuscritos e livros e sempre me deparo neste processo com estudos sobre nossa lingua e suas incrições, por exemplo, em especimes epigráficos, por exemplo.

Penso publicar aqui um dia algo do que encontro por aí, e me decidi começar pelo começo, ou seja, por um dicionário, extraido do dicionário Houaiss, que nos mostrasse as palavras pela sua antiguidade. A primeira está aqui: POMAR

Pomar. (803 dc)
1
conjunto de árvores frutíferas ou terreno onde elas são cultivadas em quantidade; pomaredo.
2
segundo Nascentes, pelo b.-lat. pomare – étimo hipotético, para JM -, pelo lat. pomarìum,ìi ‘pomar; fruteiro’; ver pom(i/o)-; f.hist. 803 pumares, 1365 pumares, sXIV pomar
3
a datação foi obtida em: José Pedro Machado. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Lisboa, 1ª ed. 2 vol., 1952-1959; 2a ed., 3 vol., 1967-1973; 3a ed., 5 vol., 1977.

Nenhum comentário: