quinta-feira, junho 22

AGATHA CHRISTIE

"Enquanto Houver Luz" (editora Record) reune nove contos de Agatha Christie que não foram republicados desde seu aparecimento (em alguns casos entre 60 e 70 anos atras), com duas unicas excecoes. Há historias de deducao, como Aventura natalina, em que comparece o detetive belga Hercule Poirot. Há historias de terror, como A Casa dos Sonhos, uma das primeiras realizacoes da entao jovem e iniciante escritora. Historias de misterio, como A Atriz e Tensao e Morte. E até mesmo historias romanticas, como O Deus Solitario. (foto: Agatha Christie)

Em todas, a extraordinaria capacidade da escritora inglesa para criar enredos complexos, quase sempre surpreendentes, recheados de personagens bem marcadas e verossimeis. Com frequencia surge aquele tipo “bem ingles”, seco, laconico, contido. Ou aquela personagem feminina tambem tipica, mignon, mas energica e de personalidade forte. Os principios morais tambem são definidos e de vez em quando aparece um velho rabugento falando mal da “juventude de hoje”.

Quem está familiarizado com o universo ficcional da autora, vai se deliciar encontrando a recorrencia destes topicos já no início de sua carreira. Quem não, vai ter uma especie de aperitivo do que podera encontrar no resto da obra da autora. (não fui eu que escrevi este texto)

Nenhum comentário: