domingo, junho 18

ENTREVISTA COM PAULO SÉRGIO DUARTE

QUEM TEM OBRIGAÇÃO DE FALAR PARA QUE TODOS ENTENDAM É O PUBLICITÁRIO

O coordenador de Projetos Culturais da Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, esteve no Recife para ministrar o módulo "A Era das Vanguardas", no curso de História da Arte Moderna da Fundação Joaquim Nabuco. Curador e crítico de arte, Paulo Sérgio Duarte defende idéias que contradizem as convenções sobre a facilidade da apreensão da arte contemporânea. Enquanto a maioria dos críticos acredita que para entender uma obra de arte basta interesse e sensibilidade, Duarte afirma que é preciso mais do que isso. Segundo ele, é necessário estudo e dedicação, sem o que não pode aprofundar nenhum conhecimento. "Por que, num tempo de conhecimentos específicos, exige-se que o artista seja um comunicador universal? Quem tem essa obrigação de falar para que todos entendam é o publicitário, que atua com pesquisas de mercado e psicologia do consumidor. Não se pode pedir o mesmo de quem trabalha com arte", declara. Durante sua estada, em Pernambuco, o crítico concedeu uma ENTREVISTA EXCLUSIVA a Repórter Ana Moura Barbosa. Confira os melhores trechos.

JORNAL DO COMÉRCIO
É uma tendência afirmar que a arte é compreensível para todos, que uma pessoa com curiosidade e sensibilidade vai gostar e entender a arte contemporânea. Com um pensamento oposto, você admite que a arte não é tão acessível assim. Por que é necessário dominar esses códigos específicos?

PAULO SÉRGIO DUARTE
Olhe, as pessoas não precisam gostar de arte. Conheço cidadãos que contribuem para a sociedade, são bons profissionais, constroem suas famílias, sem precisar gostar de arte. As pessoas podem viver bem, dessa maneira. Mas, se alguém gosta efetivamente de arte, tem que conhecer, conviver, estudar. É preciso dedicação. Se ele prefere a música, é preciso ouvir pelo menos, uma hora por dia. Se gosta de literatura, ler pelo menos durante uma hora. Com artes plásticas é a mesma coisa. Tem que estar atento às mudanças, acompanhá-las. Essa é a única forma de aproveitar o conhecimento acumulado na obra de arte. Claro que existem linguagens que não precisam desse esforço, como a HQ e a música pop. Mas quando falo, não me refiro à cultura de massa. Arte não se reduz a isso.

JC
Por ser uma Area do conhecimento humano, a arte não deveria ser mais acessível?

DUARTE
A matemática é uma área do conhecimento humano e nem por isso eu tenho acesso a ela. No máximo, domino seus códigos mais elementares. Assim acontece com a medicina, física. O tempo dos enciclopedistas se foi. Hoje, não é mais possível deter todo o conhecimento. A arte não está acima das outras esferas. No caso da música, por exemplo, se alguém entrar num conservatório alemão onde estejam executando uma peça contemporânea, se apessoa não for preparada, não vai ter acesso à música. Não vai saber sequer que aquilo é uma música que está sendo tocada.

JC
Essa especificidade não diminui o poder de circulação da arte, sua capacidade de gerar novos fatos?

DUARTE
No cinema, há o Spielberg e o Peter Greenway; o Esqueceram de Mim e John Cassavetes. As pessoas podem escolher o que circula mais. Nas artes plásticas, no Rio, tem um artista que é um fenômeno, vende muito. Ele criou um ícone de comunicação rápida, que é o cachorro Rex, Em todos os seus quadros, ele pinta o cachorro. Na música, também há os que fazem uma coisa mais óbvia. Mas para ouvir arte de verdade, é necessário educar o ouvido.

JC
Então quais meios que se deve usar para ter acesso a essa obra

DUARTE
Primeiro, o espectador deve não duvidar da sua própria inteligência e se colocar diante do objeto, como se ele fosse mais inteligente que o próprio observador. Depois, ele tem que assumir sua ignorância diante da obra de arte e buscar o conhecimento que está contido na peca

JC
Quanto conhecimento se deve acumular para avaliar bem e apreciar uma obra de arte?

DUARTE
É uma questão de exercício, o que conta é a experiência que se vai adquirindo em cima dessa prática. Mas também é preciso fazer dessa convivência um ponto de prazer. Assim se aproveita mais

Nenhum comentário: