domingo, junho 18

para uma tipografia colonial

ADAMS, JAMES - Primeiro tipógrafo a montar um prelo em Wilmington, nos Estados Unidos da América, em 1761. Se você visitar WaldenFont verá que eles produziram uma coleção completa de fontes baseadas no periodo colonial americano. Estarão lá as assinaturas de dezenas de personagens da história colonial americana, começando por George Washington. Estarão lá os tipos de Caslon, que, embora sendo Inglês, obviamente teve importancia na tipografia americana do periodo, a tipografia do Webster Dictionaire, escritas cursivas do período (Copperplate e diplomatica espanhola, para citar duas) elementos decorativos (os woodcuts do periodo) e muito mais. Juntamente com um ensaio contando a historia de James Adams e o nascimento da tipografia e imprensa nos Estados Unidos colonial. Aqui em nosso blog voce tambem pode ler sobre JONN BAYNE, o primeiro tipógrafo colonial bem sucedido, de origem escocesa, como muitos na américa do norte (antes do mestre Bruce) (ilustração: tipos de William Caslon)

Procure em UnosTiposDuros. Lá há links para extensas pesquisas sobre a
tipografia no México, desde os tempos de colonia espanhola. Uma pérola maior ainda: a presença de mulheres à frente das empresas de tipografia desde seus começos no México.

E nós, aqui no Brasil? O que fazemos para realçar e incorporar a história de nossa tipografia e escrita colonial? A Intellecta Design está juntando material para trabalhar nesta empreitada e quer contar com a sua colaboração para listar, coletar, armazenar e som, criar fontes tipograficas comerciais e acuradas com vistas a divulgar nossa historia escrita e tipografica colonial. Mensagens para esta coluna.(ao lado: versão de Caslon da Intellecta)

Nenhum comentário: