sexta-feira, junho 23

ÁLVARES tipógrafos (dicionario...)


Muitos foram os "Álvares" no inicio da tipografa portuguesa. pelo menos os dois primeiros que citarei a seguir eram parentes (pai e filho). Da História da Tipografia portuguesa e espanhola três coisas me interessam sobremaneira e a elas tenho me dedicado. Primeiro, uma versão de fonte baseada na versão (também!!!) de Joaquim Ibarra da extinta Fundicion Gans espanhola. Este trabalho está bem adiantado e será lançado muito em breve. Da Fundicion Gans já tenho outras fontes prontas, inclusive já comercializando-se no MyFonts e muitas outras a caminho. Muito mais devagar vai minha leitura do importantissimo "Leal Conselheiro" (veja matéria sobre), onde trabalho em duas frentes: as capitulares e os tipos góticos de Bouffard. Este esforço em digitalizar o Leal Conselheiro já despertou interesses até de pesquisadores na Islandia!!! (ao lado: capitular de "Leal Conselheiro")

ÁLVARES, ANTÓNIO (pai) - Impressor português que trabalhou nos finais do século XVI, princípios do século XVII, que imprimiu em Lisboa. Trabalhou muitas vezes de parceria com os impressores Alexandre de Sequeira, Marcos Borges e António Ribeiro.

ÁLVARES, ANTÓNIO - Filho de António Álvares, este impressor foi chamado pelo rei D. João IV para o seu serviço em substituição de Lourenço Craesbeeck que se mudara de Lisboa para Coimbra. Em 1623 publicou a Chronica do Condestável dedicada ao Duque de Bragança, futuro rei D. João IV. (abaixo: meus estudos para GansIbarra, a ser lançada em Julho2006)

Nenhum comentário: