quarta-feira, julho 19

conversa entre bruxos...



... este post deveria fazer parte daquela série em que comento que os brasileiros nunca respondem e-mails e É POR ISSO QUE NO BRASIL AS COISAS NÃO DÃO CERTO. aqui transcrevo partes de uma conversa com meu ilustre colega espanhol Juan Jose Marcos, que além de responder e-mails como todo europeu educado de quebra me auxiliou tremendamente em minha pesquisa. mandando, mais do que informações, um espécime completo para as minusculas de uma nova fonte que estou realizando...(AMOSTRA ACIMA)

primeiramente, meu e-mail, seguido da resposta


"Juan,

como vais? faz tempo que não nos falamos. tenho trabalhado muito em minhas fontes e estudado ininterruptamente desde o ano passado. algumas delas podem ser vistas aqui enquanto meu site foi reformulado para um endereço melhor.

mas escrevo esta para pedir auxilio do colega, que além de excelente tipógrafo é especialista no assunto: trata-se do seguinte. estou criando uma fonte baseada
nas iniciais gravadas no tumulo de Henry III da Inglaterra (abadia de Westminster). a origem do material é o Alphabets, de Edward F Strange, na compilação da Dover Press "decorative Alphabets and Initials, de 1975. Pois bem, ja passei da fase das iniciais mas gostaria de adicionar minusculas ao trabalho. estou fazendo uma pesquisa e queria me certificar quais as minuculas mais adequadas ao periodo na Inglaterra para adicionar ao trabalho. seriam alguma variação de escrita textura? ou outra gótica... se as iniciais foram gravadas empedra e não escritas sobre superficie mole eu deveria procurar uma familia de minusculas mais "monumental"? para clarear minhas duvidas envio em anexo a fonte no estágio em que se encontra, para analisares por fim, como vai o teu trabalho: tens alguma novidade em termos de pesquisa e/ou produção de fontes? eu iniciei um blog (chamado marginalia) sobre o assunto e ficaria honrado se quisesses (ou pudesses - dentro de seus afazeres) enviar algum texto de sua lavra para abrilhantar a discussão (foto 1: manuscrito da época, foto 2: entronização de Henry III)

abraços, do colega e irmão em linguas

paulo w"

RESPOSTA DE JUAN:

"Caro Paulo:

as minhas desculpas pello retraso na resposta, pero he estado de vacaciones y no he regresado hasta ayer. Ya he visto por los links que me ha mandado que usted ha trabajado duramente los últimos meses con resultados muy buenos. Mi felicitación. Yo también tengo varios proyectos, pero avanzan despacio debido a que tengo poco tiempo. Este verano espero terminar algún proyecto pendiente. (ao lado: Henry III)

Adjunto envio una fuente cuyas minúsculas creo que podrían venir bien para la fuente que amablemente me ha enviado. Tal vez habría que retocarlas un poco, pero me parecen adecuadas. Dígame su opinión, pro favor.

Espero haber sido de utilidad.

Saudações cordiais,

Juan-José Marcos."

e onde entra a conversa de bruxos? bem, esta troca de figurinhas e amabilidades me lembrou as cartas trocadas entre os bruxos no memorável Caso de Charles Dexter Ward,mas isto é um outro post...

Nenhum comentário: