terça-feira, julho 4

onde estão os calígrafos?

Onde estão os calígrafos nacionais? Pergunto porque, diferentemente do cenário em outros países, onde os calígrafos estão diretamente interessados e atuantes na produção de fontes digitais, aqui no Brasil me parece que eles estão alheios aos processos digitais de criação de fontes. Corrijam-me se eu estiver enganado, pois eu gostaria mesmo de produzir fontes em parcerias com calígrafos talentosos, como as muitas bem sucedidas fontes caligráficas do cenário mundial. É o caso por exemplo, da fonte Arkana, baseada na caligrafia Arkana, criação original de um calígrafo-designer (o nome eu dou depois)(ilustração)

Não vou dizer que não existem esforços no nosso cenário neste sentido, mas, ao que eu saiba ele ocorrem em sentido contrário: são os tipógrafos que se esforçam por dominar caligrafia para atingir seus objetivos (respeitáveis mesmo: excelentes fontes estão produzindo-se por aí). Podemos ver isto na mostra Letras Latinas, que breve terá seu post aqui. Seria igualmente proveitoso que os calígrafos fizessem o inverso e/ou se aliassem a tipógrafos digitais. Até lá minha solução adotada foi comprar penas e pincéis, manuais e quem sabe fazer uns cursos.

No entanto, para variar, escrevi no ano passado TRES e-mails para calígrafos que eu localizei na internet, conclamando para uma parceria no desenvolvimento de fontes. Qual foi a resposta? "VEJA EM POR QUE NO BRASIL AS COISA NÃO DÃO CERTO?"

posts relacionados:
Letras Latinas (em construção)

Nenhum comentário: