Estudando a impressão no século XVI veremos o seguinte ambiente histórico: A Contra-Reforma foi perigosa para impressores-pregadores (Savonarola, Tyndale). A Inquisição encorajou a criação do Index (que listava livros probidos pela Igreja). Os panfletos suplementam os livros como material de leitura para as massas (dentro de uma crescente população alfabetizando-se, com o aumento do numero de faculdades laicas). As atividades da indústria de impressão tornamse mais introspectivas e calculadas, e esta industria se consolida como uma empresa de baes sólidas (ao contrário das primeiras experiencias com os incunábulos). Com o aumento do numero de editores e edições as primeiras bibliotecas pessoais começam a se tornar possiveis. Antonio Blado continua ampliando a popularidade do visual humanistico na Itália (com ajuda de Michelangelo?). A escrita cursiva/chancelaresca desenvolvida por Arrighi torna-se tipografia nas mãos de Adus Manutius e outros. Os Livros de Horas estão em suas ultimas fases. Surge a Biblia Poliglota de Plantin. Giolito inclui gravuras cuja matriz é xilográfica (wood engravings). Os dingbats de hoje tem portanto uma tradição que remonta ao segundo século da tipografia. Lucas Cranach evolui a técnica a xilogravura. O maior artista alemão do período é Durer. Ele se interessa superficialmente por tipografia, mas constroi aquelas que devem ser as primeiras fontes puramente geometricas: as Durer Capitals (em breve fonte pela Intellecta). Holbein cria suas capitais decorativas "Dança dos Mortos" e "Crianças" (ambas em produção pela Intellecta). Na Inglaterra a impressão torna-se mais elegante usando iniciais e itálicas. Assim, ao considerar a impressão no século XVI é necessário considerar as seguintes palavras chave de pesquisa: (ilustração: Durer, capitais geométricas)
Blado
Arrighi
Diviana Proportione
Giolito
Inquisição
Contra-Reforma
Index
"standardized typefaces"
Dürer
Teuerdank
Maximillian Schonsperger
Fraktur
Froben (Erasmus/More)
title borders
Hans Holbein/Lucas Cranach
Vesalius Jost Amman
Simones de Colines/Robert Estienne
Goeffroy Tory
Periodo Barroco
Claude Garamond
criblé
Impramateur du Roi
Granjon
Plantin Polyglot Bible
Moretus
Oxford University press
Pynson
Day
Carlos Amorós
Blado
Arrighi
Diviana Proportione
Giolito
Inquisição
Contra-Reforma
Index
"standardized typefaces"
Dürer
Teuerdank
Maximillian Schonsperger
Fraktur
Froben (Erasmus/More)
title borders
Hans Holbein/Lucas Cranach
Vesalius Jost Amman
Simones de Colines/Robert Estienne
Goeffroy Tory
Periodo Barroco
Claude Garamond
criblé
Impramateur du Roi
Granjon
Plantin Polyglot Bible
Moretus
Oxford University press
Pynson
Day
Carlos Amorós
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