terça-feira, julho 4

panorama histórico da impressão no século XVI



Estudando a impressão no século XVI veremos o seguinte ambiente histórico: A Contra-Reforma foi perigosa para impressores-pregadores (Savonarola, Tyndale). A Inquisição encorajou a criação do Index (que listava livros probidos pela Igreja). Os panfletos suplementam os livros como material de leitura para as massas (dentro de uma crescente população alfabetizando-se, com o aumento do numero de faculdades laicas). As atividades da indústria de impressão tornamse mais introspectivas e calculadas, e esta industria se consolida como uma empresa de baes sólidas (ao contrário das primeiras experiencias com os incunábulos). Com o aumento do numero de editores e edições as primeiras bibliotecas pessoais começam a se tornar possiveis. Antonio Blado continua ampliando a popularidade do visual humanistico na Itália (com ajuda de Michelangelo?). A escrita cursiva/chancelaresca desenvolvida por Arrighi torna-se tipografia nas mãos de Adus Manutius e outros. Os Livros de Horas estão em suas ultimas fases. Surge a Biblia Poliglota de Plantin. Giolito inclui gravuras cuja matriz é xilográfica (wood engravings). Os dingbats de hoje tem portanto uma tradição que remonta ao segundo século da tipografia. Lucas Cranach evolui a técnica a xilogravura. O maior artista alemão do período é Durer. Ele se interessa superficialmente por tipografia, mas constroi aquelas que devem ser as primeiras fontes puramente geometricas: as Durer Capitals (em breve fonte pela Intellecta). Holbein cria suas capitais decorativas "Dança dos Mortos" e "Crianças" (ambas em produção pela Intellecta). Na Inglaterra a impressão torna-se mais elegante usando iniciais e itálicas. Assim, ao considerar a impressão no século XVI é necessário considerar as seguintes palavras chave de pesquisa: (ilustração: Durer, capitais geométricas)

Blado

Arrighi

Diviana Proportione

Giolito

Inquisição

Contra-Reforma

Index

"standardized typefaces
"
Dürer

Teuerdank
Maximillian
Schonsperger
Fraktur

Froben (Erasmus/More)

title borders

Hans Holbein/Lucas Cranach

Vesalius
Jost Amman
Simones de Colines/Robert Estienne

Goeffroy Tory
Periodo Barroco
Claude Garamond
criblé

Impramateur du Roi

Granjon

Plantin
Polyglot Bible
Moretus

Oxford University press

Pynson

Day
Carlos Amorós

Nenhum comentário: