quinta-feira, setembro 7

que é Paulo W?


paulo w é um gaucho meio gauderio que ja viveu em Pilar de Goiás, Sombrio (SC), Vitoria (ES) e está pela segunda vez em Recife, espera, radicado enfim.

obcecado por conhecimento desde os tempos do colegio jesuita em Porto Alegre, mas cada vez mais desesperancoso com onde isto pode levar, ele gosta de cinema e hqs (ambas artes sequenciais), musica (principalmente rock progressivo e bossa nova/jazz) literatura, particularmente a do seculo XIX (notadamente terror e contos policiais), historia (sua maior predilecao) e ciencia, no sentido amplo da palavra. teve pequenas incursoes na filosofia classica ocidental que teimam em reaparecer as vezes em seu pensamento, escrevia muita poesia ha anos e tem um livro digital publicado na Internet, Livro Magico (poemas).

quando morava em Vitoria tornou-se o primeiro artista grafico a expor obras geradas com tecnicas digitais, por tres vezes, em exposicoes de boa reputacao à epoca na midia. suas obras atuais nao tem dele o mesmo fervor daquela época, e sao lhe consideradas mais tecnicas (com algumas excecoes) do que artisticas, embora sirvam aos propositos de ilustracao para livros digitais, por exemplo. esta concepcao de resultados é bem aplicada em sua verdadeira atividade profissional, o design grafico.

sua obsessao maior, contudo, e que lhe ocupa quase que inteiramente, é o estudo das tipografias e escritas cursivas historicas, principalmente as relacionadas ao periodo colonial nas americas e no Brasil, envolvendo como atores Espanha, Portugal e Holanda. estes estudos resultam no desenvolvimento de tipos digitais proprios, que ele publica através de sua foundrie, a Intellecta Design

Nenhum comentário: