sábado, março 31

3 Agrippas

desde que li, pela primeira vez, Frankenstein, um nome sempre me chamava a atenção, nas citações do livro dentro da história: Cornelius Agrippa. anos depois este nome me martelava a cabeça num redemoinho, juntamente com outros "bruxos" ou alquimistas que viviam no limbo bibliófilo das citações, como Borellus (H P Lovecraft) ou Novalis (Poe) - este aliás vou editar um post em breve

1
fonte: wikipedia

Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim (Colônia, 14 de Setembro de 1486 — Grenoble, 18 de Fevereiro de 1535) foi um mago, escritor de ocultismo, astrólogo e alquimista. Considerado também o primeiro feminista e o mais influente escritor esotérico na renascença. Esteve a serviço de Maximiliano I, e devotou seu tempo principalmente ao estudo das ciências ocultas. Foi citado por Mary Shelley em Frankenstein, e no conto O Mortal Imortal surge como uma das personagens. Seus principais trabalhos conhecidos foram:

* De incertitudine et vanitate scientiarum (impresso em Colonia 1527), segundo o autor, uma sátira da tristeza do estado da ciência.
* Libri tres de occulta philosophia ou Livro três da Filosofia Oculta (impresso em Paris em 1531 e em Colônia em 1533), um livro sobre magia e culto clássico para praticantes dessa arte nestes tempos. Este livro foi censurado por 21 anos pela Inquisição.
* Filosofia da Mágica Natural: Trabalhos Completos em Mágica Natural, Magia branca e Magia Negra, 1569, ISBN 1564591603.
* Declamação sobre a Nobreza e Proeminência do Sexo Feminino, um livro sobre a igualdade da mulher.
* Um livro de Cerimônias Mágicas , tambem foi atribuído a ele.

2
Marcus Vipsanius Agrippa (63 AC–12 DC) foi um estadista e general romano. Amigo fiel e genro de Otaviano, o futuro imperador Cesar Augusto. Responsável pela maioria dos triunfos militares de Otaviano. Mais na Wikipedia.
3

e por fim, Camillo Agrippa, espadachim, arquiteto, matemático e engenheiro da Renascença. mais conhecido pela sua obra de teorização da esgrima - a qual tenho em pdf fac-simile para os interessados - e pelo seu tratado sobre o transporte de um obelisco para a Praça de São Pedro, em Roma (Trattato di transportare la guglia in su la piazza di s. Pietro), também no meu acervo de fac-similes digitais, para os interessados. Mais Camillo Agrippa na Wikipedia.

Nenhum comentário: