quinta-feira, março 8

dicionário de tipógrafos : Borges e Bonhomme

BONHOMME, PASQUIER
Impressor parisiense que publicou em 1476 as Chroniques de France, o primeiro livro impresso em francês em Paris e obras de Guillaume Le Fèvre em 1479 e de Jean du Prè em 1481. Ele é lembrado por alguns pesquisadores por ser importante no início da história das letras fraktur em tipografia pela criação de um tipo "bastarda" - com mais curvas que o "textura" e similar ao Schwabacher criado por Friedrich Creussner em Nürnberg em 1485. este tipo em questão voce pode conferir na reprodução abaixo. Quase tão importante foi sua filha Iolande Bonhomme, a qual me deu idéia de abrir uma série de posts intitulada Dicionário de Tipógrafas, onde não faltará a reprodução do excelente material publicado pelo UnosTiposDuros sobre as mulheres na tipografia colonial mexicana

Grandes Chroniques de France. Paris: Pasquier Bonhomme, 16 Jan. 1476/77.

BORGES, ALFREDO FERNANDES
Tipógrafo português que nasceu em 8 de Dezembro de 1924. Filho de família humilde da Lapa, na cidade do Porto, era o terceiro de quatro irmãos. Iniciou a sua vida profissional aos onze anos como aprendiz de tipógrafo. Aos dezoito anos trabalhava na Tipografia Fonseca, à Rua dos Caldeireiros, como oficial compositor, donde saiu dois anos mais tarde para a Tipografia Progredior. Aqui conhece Cândido Rocha, o encarregadoda oficina, que mais tarde montaria tipografia na Rua do Bonjardim. Alfredo Borges acompanhou Cândido Rocha e tornou-se o encarregado da nova tipografia. Em 1961 Alfredo Borges monta tipografia própria de parceria com seu irmão António, na Rua do Almada, assim surgindo a sociedade Alfredo Borges & Irmão ou INOVA, que virá a transformar-se numa das gráficas mais importantes da região norte do país. No começo trabalhavam doze pessoas e o equipamento era constituído por quatro máquinas tipográficas, uma máquina de composição mecânica e uma guilhotina. Apesar das dificuldades a gráfica evolui rapidamente e em 1963 muda-se para novas instalações na Rua Gonçalo Cristóvão sendo então introduzidos novos processos de impressão Em 1979 a gráfica adquire terrenos contíguos à sua sede e projecta a construção de um novo edifício adaptado às exigências da indústria gráfica moderna. Na altura do seu falecimento, em 10 de Janeiro de1984, a Inova era uma empresa com cento e vinte trabalhadores, bem implantada no mercado, e conhecida pela perfeição dos produtos gráficos que produzia.

BORGES, MARCOS
Impressor lisboeta que tinha a sua oficina tipográfica por detrás de Nossa Senhora da Palma, ermida que na Lisboa dos anos de quinhentos ficava situada perto da actual igreja de S. Nicolau Foi impressor da casa e serviço de D. Sebastião. Em 1578 foi-lhe concedido privilégio por três anos para a impressão da Cartilha para ensinar a ler... de D. João de Barros, bispo de Coimbra.

Nenhum comentário: