sábado, março 17

sites amigos do pesquisador

já existem outros sites cujo objetivo não é o de ser uma biblioteca digital. e se distribuem material com baixa resolução lhes é perdoado o ato em virtude de seu objetivo. há um post nosso que fala bem sobre isto. assim sendo, o bom site Elizabethan Fencing and the Art of Defence merece seu lugar em nossos corações pela disponibilização de material digitalizado com o objetivo de atender a demanda específica dos interessados em fencing. mesmo assim, como disse, criei ao menos uma fonte combase no material que lá coletei, e aqueles estudos me deram caminhos para novas pesquisas. vou publicar aqui uma série de imagens (em varios posts) sobre os manuais de esgrima medievais e da renascença.

aos olhos contemporâneos parece rude ver manuais que ensinam a furar olhos e bolsas escrotais como forma de retirar incontinenti o inimigo do combate. vejam, por exemplo, que se alguem quiser publicar hoje em dia manuais sobre envenenamento na Internet não irá pegar bem, eu suponho. e, com certeza, um site para fã-clube de homens-bombas eu acho que não duraria uma semana no mesmo endereço. assim é que mudam os tempos e os conceitos. nosso ilustres filósofos gregos eram homossexuais mas hoje em dia não se dá prêmios Nobel para estes sujeitos.

Marginalia, sempre a margem (enquanto também não for retirado do ar) contribui para a manutenção de toda a história, nós que bebemos muito e não sabemos o que é ser politicamente corretos...

Nenhum comentário: