segunda-feira, julho 2

como nascem as flags para as fontes...

de onde vem a inspiração para as bandeiras de nossas fontes? vou tentar explicar algumas...

AMERICAN ADVERTISE 019
parte de uma coleção maior que voce pode visualizar aqui. Os originais para a criação dos frames onde vão as letras versais foram obtidos nos velhos jornais e cartazes publicitários dos Estados Unidos produzidos do século XIX até as primeiras décadas do século XX, antes dos anos 30. Muitos destes impressores do periodo usavam ainda em profusão estas capitulares, que sofreram um certo desuso após a primeira guerra mundial. algumas remontam ao velho oeste. nesta em questão usei uma fonte minha de origem, escocesa, a Liam - por sua vez inspirada nas typefaces romanas de livros publicados do século XVI ao XVIII e também usei nos interessantes tipos da ScottishVignetes, que casa a fonte com autenticos woodcuts dos jornais escoceses do século passado. aproveitando eu lhe ACONSELHO REALMENTE a ler este meu post sobre o assunto dos jornais escoceses pois irá lhe imergir no assunto dos jornais. ESTA MATERIA TEM UM INTERESSANTE INSIGHT COM O CASO DA LAGOA DA PAMPULHA


DECORATIVE TUSCANIAN
uma capitular que utiliza uma fonte de estilo toscano. o frame que a envolve tem um aspecto gotico, como podem ver. originalmente usei uma imagem de Piranesi (exatamente nomeada Tuscana) para criar esta flag

FROMPAC ARABESQUE 1889
"em 1889" a silhueta era uma forma tradicional de arte. estas silhuetas são essencialmente arabescas, na tradição do periodo. foram obtidas no "Schriften Atlas". No entanto as versais utilizadas são de minha fonte Frompac, dai o nome do conjunto



GANSITALIANA, em 14 estilos
as fontes conhecidas como egipcias, slab serifs, ou até mesmo "italianas" tem muitas coisas em comum. mas principalmente a grossura exagerada das serifas, normalmente retangulares, como tijolos. slab significa pedregulho, em ingles, o que pode sugerir uma conotação de coisa tosca, forte, grotesca. o fato é que são muito associadas ao velho oeste bravio norte-americano pelo fato de que foi na América, sedenta de publicidade chamativa e visivel em meados do século XIX que surgiram os grandes corpos tipográficos, nos quais a América ainda é lider nos dias de hoje. Neste sentido conheça também a Southern Colonialist, que bem ilustra este estilo.

GRAS VIBERT
o ambiente cultural onde nasce Gras Vibert foram as oficinas de Didot e Bodoni (provavelmente o maior tipógrafo italiano de todos os tempos e certamente o mais influente para a criação dos tipos modernos e contemporâneos, depois de Didot). é uma fonte que passeia bem por este ambiente histórico uma vez que ela é...

(..) a French fat face originally cast by the Didot typefoundry in Paris. It was cut in 1840 by Vibert, an engraver employed by the Bodoni's foundry.

Desta forma, fui buscar nas gravuras de Doré, a inspiração para o período. Já GrasVibertHandtooled é uma fonte que pela beleza bodoniana se presta a muitas agradáveis versões, incluindo esta, que mescla o estilo handtooled com um ornamento capitular muito bem pesquisado e harmonico. Ideal para edição de livros de arte. A opinião pessoal de Paulo W: "Ver um tipo Bodoni com sus curvas e peso é como ver uma mulher bonita e generosa. Na arquitetura o paralelo mais próximo está em Niemeyer. O mundo foi feito de curvas".

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