segunda-feira, julho 23

Tom Cruise inicia polêmica filmagem na Alemanha


obtido em BBC Brasil

As filmagens de Valkyrie (Valquíria, em tradução livre), com Tom Cruise no papel do autor de um atentado contra Hitler, tiveram início na Alemanha, apesar da equipe ter sido proibida de filmar no local onde o coronel do Exército foi executado durante a 2ª Guerra Mundial. Cruise, seguidor da Cientologia, interpreta o coronel Claus Schenk von Stauffenberg, que foi morto por ter planejado o atentado fracassado contra Hitler. A execução ocorreu no atual prédio do Ministério da Defesa, em Berlim.

As filmagens no local teriam sido proibidas devido à hostilidade da Alemanha em relação à Cientologia. Um porta-voz do governo alemão disse, no entanto, que a proibição visava preservar a "dignidade" do prédio.

O prédio, conhecido como Bendler Block, é atualmente um monumento em homenagem aos membros da resistência alemã que lutaram contra o Terceiro Reich. "Fornecemos todas as permissões, menos uma, para o Bendler Block, pois a dignidade deste lugar não deve ser violada", disse Torsten Albig, porta-voz do governo.

"Estas circunstâncias mostram que as crenças religiosas do ator não têm relevância", acrescentou. Stauffenberg foi um dos principais personagens de um complô de oficiais nazistas contra Hitler. A conspiração culminou com um atentado a bomba no dia 20 de julho de 1944, do qual Hitler saiu apenas ferido.

Stauffenberg e vários outros oficiais envolvidos foram condenados à morte e executados, depois de um julgamento sumário. O filme Valkyrie - que recebeu este nome em menção ao codinome da conspiração - é dirigido por Brian Singer e, além de Cruise, também tem no elenco o ator britânico Kenneth Branagh. O lançamento deve ocorrer em 2008.

"Não posso imaginar filmar em nenhum outro lugar, além das locações na Alemanha, e estou muito animado em saber que conseguimos Tom Cruise para interpretar o coronel Stauffenberg", disse Singer em uma declaração.

Nenhum comentário: