sexta-feira, agosto 24

3 grandes invenções e descobertas do milenio (2)

1268
Óculos
Roger Bacon
?1220-1292)
Quase todo mundo precisa de óculos e, conforme a idade avança, todos acabam usando. E sempre foi assim, mas só em 1268 é que Roger Bacon pensou em fazer lentes de cristal para corrigir a vista. Antes disso, o máximo que se fazia em prol de quem não enxergava direito era muni-lo de uma lente de aumento. Em todo caso, a idéia de Bacon demoraria ainda muitos anos para se tornar prática. Estes primordios do uso de óculos são narrados dentro das muitas histórias contidas em O Nome da Rosa. Willian Baskerville usava um, e era discipulo de Roger Bacon. O primeiro registro de alguém usando óculos é em um retrato feito pelo artista Tommaso da Modena, pintado em 1352. Em 1784, Benjamin Franklin inventaria os óculos bifocais.

1269
Bússola magnética
Petrus Peregrinus
século 13
Foi um cruzado e engenheiro francês, Petrus Peregrinus de Maricourt (Pedro, o peregrino da região de Maricourt), quem primeiro descreveu detalhadamente uma bússola flutuante, isto é, aquela em que uma agulha magnetizada é colocada sobre um recipiente contendo um líquido. Além disso, foi o primeiro a usar a palavra "pólo" para falar de magnetismo - talvez pensando em Marco Polo e seu "Livro das Maravilhas", outro viajante (italiano) que tivera contato com a bussola e outras invenções chinesas. A primeira referência a bússolas magnéticas, no entanto, está no livro chinês "Ensaios", do cientista Shen Kua, de 1086. Mas a maneira de construir e de operar é dada mesmo no livro de Pedro. Em O Nome da Rosa também há enredo usando-se citações a bussola magnetica.

1288
Relógio
sem autor determinado
Desde o início da civilização, os homens usaram água ou areia ou o Sol para marcar horas. Mas a reviravolta foi a criação do relógio mecânico, que permitia marcar horas mesmo à noite. Essa invenção tecnológica, que determinou todos os comportamentos do Ocidente, começou com a instalação do relógio da abadia de Westminster, na Inglaterra.

Nenhum comentário: