sexta-feira, agosto 24

Daniel Defoe (1)

DANIEL DEFOE, (1660-1731), celebrizou-se por ter escrito As Aventuras de Robinson Crusoe, mas sua vida se caracterizou pela intensa producao literaria e jornalistica. Alguns biografos calculam que ele tenha publicado em torno de 500 titulos dos mais variados generos. Em 1704, fundou em Londres - sua terra natal - o jornal The Review, onde escrevia praticamente sozinho sobre todos os temas. Religioso, politizado, radical, foi no seu Review que Defoe – que acreditava profundamente em reencarnacao – publicou inicalente "Contos de Fantasmas", baseado em entrevistas ou relatos conhecidos,incluindo-se aí um pouco de folclore e lendas urbanas da Inglaterra de então.
SEGUNDO o proprio Defoe,
"os episodios relacionados- com excecao dos que estao agrupados sob o titulo de “Falsos Fantasmas” – são todos verdadeiros e, em alguns deles, estaria disposto a “ir a juizo”, levando testemunhas e provas concretas".
A Aparicao da Senhora Veal é um dos exemplos. Paulo W acha inclusive provavel que o inicio do texto de A Volta do Parafuso, de Henry Miller – especialmente sua alusao a confiabilidade da fonte da narrativa do livro – tem algo de Defoe em seu clima e substancia ideologica. Fica aqui então, uma sugestão da Biblioteca de Marginalia, o excelente livro "Contos de Fantasmas", que no Brasil foi publicadopela L&PM, pela coleção pocket, bem baratinho.
e você, já leu o seu livro da semana?

Nenhum comentário: