quinta-feira, novembro 23

biografia de H P Lovecraft



20/agosto/1890 - Nasce Howard Phillips Lovecraft em Providence, Rhode Island (costa leste americana) na casa de seus avós maternos na rua Angel Street, 194. Ano também do começo da ruína financeira de sua família com fracassos profissionais de seu avô materno. Na foto rara ao lado temos Lovecraft com uma espécie de saia e cabelos compridos e seu pai e mãe.

1893 (3 anos) - Seu pai Winfield Scott Lovecraft é internado no Butler Hospital em conseqüência de uma neurosífiles avançada. Contaram ao jovem H.P. Lovecraft que ele está paralisado e em coma. Neste período ele se aproxima mais de seu avô materno Whipple Van Bure Phillips e neste mesmo ano, precocemente, ele começa a ler.

1896 (6 anos) - Escreve sua primeira obra literária um poema em rima de incríveis 88 linhas, algo considerável para uma criança de apenas seis anos de idade e que ainda não houvera freqüentado a escola. Este gosto precoce e propenso a literatura provavelmente teve como forte influência seu avô que contava fantásticas histórias em estilo gótico a seu jovem neto. Além disto o jovem Howard dispunha na vasta biblioteca de seu avô de inúmeros gêneros literários indo deste mitologia clássica, suméria, inca, asteca, maia, franco-maçonaria até química. Este ano também foi marcado pela morte de sua avô materna Robie Alzada Place e o início de uma série de sonhos e pesadelos que o acompanharam pelo resto de sua vida, sendo fonte de inspiração para muitas de suas histórias, notadamente as das dreamlands.

1898 (8 anos) - Por influência do avô começa a estudar latim e química, matriculando-se na Slater Avenue School no último ano primário. Ele não chega a freqüentar o ano letivo completamente quando tem seu primeiro colapso nervoso que o obriga a protelar os estudos. Sai da escola primária e nos três anos seguintes não contratam tutores para ele deixando-o seguir seus próprios interesses. Este é também o ano em que morre seu pai, mas sem grandes prejuízos emocionais para o garoto, já que não o via desde os três anos de idade. Na foto logo abaixo, vemos Lovecraft com a idade de oito anos.


1902 (12 anos) - Retorna a escola e publica uma série de periódicos de astronomia, sendo que o de maior sucesso teve incríveis 69 edições. Ele não chegou a estudar astronomia na escola, mas ao que parece seu interesse deve ter surgido por conta dos livros da vasta biblioteca de seu avô, ele também ganhou muitos telescópios o que o motivou ainda mais no seu interesse. Talvez, parta daí o interesse deste autor em escrever histórias de ficção científica aliadas ao gênero terror.

1903 (13 anos) - Devido a crises nervosas ele se vê obrigado a deixar a escola novamente. Conta-se que numa ocasião devido a um grave problema de tiques nervosos ele chegou mesmo a cair de uma cadeira.

1904 (14 anos) - A situação financeira do avô vai de mal a pior e seus negócios, que já não iam bem, sofrem um duro golpe que o levam a depressão e a morte. Por conta disso sua família se vê obrigada a mudar para um apartamento modesto na 598 Angel Street. O jovem rapaz pensa inclusive em suicidar-se, mas desiste da idéia; em contrapartida tem a idéia de um dia comprar novamente a casa que fora de seu querido avô, sonho este que nunca realizaria. Apesar de todos estes problemas ele retoma mais uma vez seus estudos se matriculando na Hope Street Hight and Classical Hight School, vindo inclusive a publicar vários artigos sobre astronomia nos jornais locais a parti de seu segundo ano de estudos no colégio. Observamos que desde garoto ele se interessou muito pelo estudo da astronomia.

1908 (18 anos) - Devido ao mal desempenho em disciplinas de cálculo ele tem novamente um colapso nervoso e sai do colégio sem ter concluído o segundo grau e impedido definitivamente seu grande sonho de ser cientista e ingressar na Brow University.

1909 (19 anos) - A parti deste ano, para os próximos cinco anos seguintes H.P. Lovecraft sofre forte depressão por conta do ocorrido preferindo-se isolar e manter-se sociável apenas com uns poucos, vindo a ter uma vida social diminuta e a freqüentar apenas poucos lugares, alguns até por influencia de outros, como sua mãe por exemplo. Talvez, surja dai o jeito recluso e provinciano do autor, é sabido que tinha poucas condições financeiras para viajar e que gostava muito disto como fonte de inspiração para suas histórias, mas ao mesmo tempo ao longo de sua vida permaneceu praticamente isolado em Providence sendo ateísta (considerava o mundo um local ruim e de sofrimento) e sua única satisfação era a literatura e sua vasta correspondência com amigos, que falaremos mais adiante. Desta forma ele encontrava uma forma de expressão de sua vida social contida. Chegou mesmo a trocar incríveis 100.000 correspondências ao longo de sua vida. Também é importante frisar que ele era xenófobo e racista (mas, algo perfeitamente "normal" para a época em que viveu e que em nada o diminui), apenas nunca gostara de estrangeiros e diferença racial segundo dizem. Se bem que a coisa não é bem assim, tanto que sua futura esposa seria judia, separada e estrangeira, além do que 7 anos mais velha que ele, viúva (o marido se suicidara quando ela se separou) e com uma filha...

1914 (24 anos) - É admitido como membro da UAPA, uma associação de escritores amadores, após uma série de críticas bem construídas numa revista ficcional de romance. A foto abaixo Lovecraft é de 1915, ele a tirou para entrar na imprensa amadora.

13/03/1919 (29 anos) - Sua mãe é internada.

24/05/1921 (31 anos) - Devido a situação financeira precária para um mulher que sempre teve tudo o que queria na vida, sua mãe não resiste ao colapso nervoso e vem a falecer no mesmo hospital em que morrera seu pai anos atrás. Todos estes fatos somados o levam novamente a uma momentânea depressão. Apesar disto vai a uma conferência em Boston a convite da NAPA, outra associação de escritores amadores. Lá conhece Sonia H. Greene que se encanta pelo rapaz. Ao retornar a N.Y. Sonia escreve imediatamente para Lovecraft e e ela visita Providence e Lovecraft a leva para uma visita pela cidade histórica. Numa outra ocasião que retorna a Providence ela convence Lovecraft para viajar com ela para a região da Magnolia e Glouchester.


1922 (32 anos) - Tem uma série de contos recusados para publicação por revistas da época, mas foram aceitos pela nova revista Weird Tales por insistência de amigos seus que o motivaram a continuar tentando. É importante frisar aqui que esta revista viria a se tornar uma das maiores revistas da época reunindo grandes escritores, sendo cultuada até hoje pela sua importância editorial. A sua ficção, demasiado avançada para a época, atraiu um grupo restrito mas fiel de admiradores, alguns deles escritores consagrados que o impeliam a continuar a escrever. Formou-se aquilo que viria a ser conhecido como Lovecraft Circle, um grupo de escritores de ficção que trocavam correspondência e escreviam dentro de um estilo definido à partida pelo próprio H.P. Lovecraft. Um terror cósmico, iniciado a partir de uma mitologia envolvendo grandes deuses fictícios, não era um terror comum de vampiros e fantasmas (para Howard Phillips Lovecraft batido) e sim um terror psicológico, onde mais do que tentar dar susto e promover carnificinas o objetivo era envolver o leitor num clima proporcionado pela ambientação desenvolvida aliada a um estilo refinado de escrita. Junto a estes escritores, alguns até consagrados como seu grande amigo Robert E. Howard (criador de Conan - O Barbaro) eles desenvolveram esta mitologia fantástica que viria a ser conhecido com o nome de os "Mitos de Cthulhu". Neste período H.P. Lovecraft e seu grupo, devido a divergências saem da UAPA e ele tem um período de férias de 3 meses em que aproveita para viajar. Quando volta ele torna-se presidente interino da NAPA quando o então presidente resignou. Sendo desde cedo um leitor ávido, Lovecraft sofreu a influência de muitos outros escritores na sua obra. O seu autor favorito era Edgar Allen Poe. Além dos escritores que constituíam o Lovecraft Circle, William Hope Hodgson, Arthur Machen e o jornalista e autor de histórias fantásticas Ambrose Bierce o inspiraram no seu trabalho. Lord Dunsany foi claramente o autor que o influenciou a escrever histórias oníricas e a criar as suas "Dreamlands", e Algenon Blackwood a recorrer às lendas do índios norte-americanos. Além destes Robert W. Chambers, Walter de la Mare, M.R. James, M.P. Shiel e Gustav Meyrink o inspiraram. Além das influências humanas, e talvez de forma ainda mais marcante, H.P. Lovecraft inspirava-se nos seu conhecimentos científicos, astronômicos e filosóficos, assim como nos seu sonhos. Algumas das suas criações mais fantásticas surgiram pela primeira vez na sua mente enquanto dormia.

1923 (33 anos) - Sonia visita Lovecraft e eles viajam para Narragansett. Ficara na NAPA um ano, volta para a UAPA quando a facção que o tirara já tinha saído.

1924 (34 anos) - Não há convenção na UAPA devido a tramas da tal facção o que levaria ao fim da associação no ano de 1926.

03/03/1924 (34 anos) - Para a surpresa de todos casa-se com Sonia, mas avisa apenas por correspondência para suas queridas tias. Disse ele a esposa que fez isto para causar surpresa, quando na verdade sabia que elas jamais aceitariam que ele casar-se com uma mulher mais velha, judia, comerciante e estrangeira. Mudam-se para N.Y., e o casal parece prospero. Howard é convidado para ser editor da Weird Tales e Sonia vê seus negócios numa loja de chapeis aumentarem. Mas, infelizmente ele perde o emprego para outra pessoa e sua esposa tem que fechar a loja devido a poucas vendas. Neste período ele tenta arrumar emprego, mas a única coisa que consegui foi um emprego de vendedor - ficou dois dias, não vendeu nada e foi demitido em seguida.

1925 (35 anos) - Devido a estes problemas sua esposa tem um colapso e fica internada. Howard é roubado em seu apartamento em N.Y enquanto dormia no sofá o que o faz ficar desgostoso com a cidade. Suas tentativas de arrumar trabalho são infrutíferas o que faz seus esforços cada vez menores o levando a depressão.

1926 (36 anos) - Ambos são convidados por sua tia Lillian Clark a morar com ela em Providence. Mas, Sonia não poderia deixar o trabalho que arrumara e Lovecraft e a tia teriam enorme vergonha de serem sustentados por sua mulher. Ambos decidem seguir suas vidas sozinhos. Ao voltar a sua querida terra natal ele tem uma explosão de criatividade produzido inúmeras obras, agora muito grandes e impossíveis de serem publicadas em zines, as mesma foram escritas e deixada as traças.

1932 (42 anos) - Sua querida tia morre.

1933 (43 anos) - Devido as condições econômicas, ele e sua outra tia Gamwell mudam para a rua College Street, 66. Devido a suas histórias ficarem grandes e complexas ele trabalha como ghost-writer e revisor. Abaixo do lado esquerdo, a foto de 1934.


1936 (46 anos) - Seu grande amigo das correspondências Rober E. Howard se suicida, deixando Lovecraft triste e confuso. Enquanto isto a sua doença de câncer no intestino progride ele ele não conta nada a seus correspondentes, tentando levar uma vida normal.

1937 (47 anos) - Interna-se no Jane Brow Memorial Hospital.

15/03/1937 - Morre e é enterrado no mesmo dia no Swan Point Cemitery no jazigo da família, muito tempo depois foi feito um monumento apenas para ele. Durante sua curta vida ele nunca teve um livro sequer publicado apenas poemas, ensaios e contos em revistas amadoras ou de ficção. Seus correspondentes ficaram sabendo abismados com sua morte para eles repentina, pois Lovecraft não contou sobre sua saúde e como dissera Robert Bloch referindo-se aos mitos de Cthulhu "...o jogo tinha perdido a graça". Os trabalhos dos integrantes do "círculo" foram temporariamente interrompidos. Um de seus grandes amigos e admirado por Lovecraft, Clark Ashton Smith nunca mais escreveu tanto como antes e passou a se dedicar mais as artes. Nas fotos abaixo temos HPL com Robert Barlow, Bernice e Wayne Barlow. E ao lado uma foto com Frank Belknap Long.


Mas, apesar disto até hoje ainda existe escritores que desenvolvem estes temas e o círculo ainda vive. Decididos a preservar sua obra uns de seus correspondentes August Derleth e Donald Wandrei fundaram a editora Arkham House voltada inicialmente a publicação das obras de Lovecraft como livros de bolso. Apesar disto e de muitos filmes e jogos sobre suas obras (a maioria ruim) ele só ficou realmente conhecido graças a empresa Chaosium que lançou um jogo de RPG intitulado "Call of Cthulhu" que popularizou na década de 1980 tremendamente seu nome e ainda hoje é jogado, a partir dai foram surgindo mais filmes sobre suas obras e a própria Chaosium publicou excelentes livros (que ainda hoje podem ser encontrados) com histórias de Lovecraft e os demais integrantes do círculo. Sua obra influenciou tudo, ou quase, tudo que se produziu de terror nos próximos sessenta anos. O próprio escritor consagrado e ícone do gênero Stephen King (discípulo confesso de Lovecraft) disse certa vez que "ninguém escreveu horror como Lovecraft no séc. XX". Falando em século vinte é importante destacar deste período que viveu o autor, um período de grandes crises econômicas (principalmente a Grande Depressão de 1929 e um período de grandes invenções). Na web existem milhões de sites sobre sua obra e seus livros podem serem encontrados facilmente em qualquer boa livraria ao redor do mundo. Todos seus manuscritos originais se encontram em exposição permanente na biblioteca John Hay da Brow University no bairro de College Hill, em Providence, R.I sua terra natal. Em 1990 no centenário de seu nascimento, foi feita uma placa em sua homenagem na entrada da biblioteca supracitada. Muito do que se conhece hoje da vida e obra de Lovecraft deve-se aos trabalhos de seu grande biografo S.T. Joshi e do mantenedor de seu site oficial Donovan K. Loucks, além da própria Chaosium. As fatos desta biografias são umas das poucas que se tem de Lovecraft. Esta breve biografia termina aqui, lembrando que em inglês existem muitos livros biográficos da vida de H.P. Lovecraft, mas infelizmente em língua portuguesa não há nada e a única fonte de informação quanto a biografia é a internet.

Nenhum comentário: