sábado, agosto 18

Encontrado o código do primeiro jogo de aventura

Um profissional de informática nos Estados Unidos encontrou, nos backups de sua área no computador da faculdade, o código fonte do primeiro jogo do tipo exploration adventure que já existiu. Os backups tinham aproximadamente trinta anos. O jogo, Colossal Cave Adventure, foi escrito na linguagem FORTRAN e é completamente em modo texto - não há imagens na tela. Segundo o site do periódico Digital Humanities Quarterly, o código fonte original do jogo era dado como perdido. Desde os anos 70 até hoje, muitos jogos de aventura foram lançados como sendo baseados no Adventure original, como por exemplo o primeiro a usar telas gráficas, o Mistery House da Sierra Online. O aparecimento de um documento tão importante para a história da informática e dos games não poderia passar despercebido da imprensa especializada e foi mencionado no Slashdot O jogo original, escrito por Will Crowther, rodava em um computador então considerado de médio porte. Tratava-se de um PDP-10 da empresa onde trabalhava e era, basicamente, uma exploração em modo texto de uma caverna que realmente existe no Kentucky. A reprodução da caverna é tão precisa que espeleólogos experientes puderam, depois de jogar o game, encontrar facilmente a saída da caverna real mesmo nunca tendo estado lá. O código fonte de Crowther foi encontrado recentemente nos arquivos universitários de Don Woods, outro hacker famoso nos Estados Unidos, que nos anos 70 ajudou a expandir o jogo. Crowther, curiosamente, é mais conhecido por ter criado o jogo Adventure do que por seus outros feitos. Como era espeleólogo, durante anos contribuiu para mapear a caverna que serviu de base para o jogo. Antes disso ainda, foi membro da equipe de programadores da Bolt, Beranek and Newman (BBN), uma das empresas contratadas pelo governo americano para criar a ARPANET, rede militar de computadores que viria a se tornar o que se conhece hoje como internet. Will Crowther, ao criar o Colossal Cave Adventure, baseou seu labirinto no complexo sistema de cavernas que ajudou a mapear, o Flint Mammoth Cave System no Kentucky e, mais especificamente, um subconjunto desse emaranhado de túneis chamado de Colossal Cave, Bedquilt Section. Já a ação é calcada em um RPG (role playing game) muito popular nos Estados Unidos, o Dungeons and Dragons. A reportagem original narrando a descoberta e a história do jogo, bem como fotos da caverna real, podem ser encontrados aqui. Uma versão para MS-DOS do jogo (que funciona no Windows) pode ser baixada aqui. Quem usa Linux provavelmente já tem o jogo instalado; o comando para chamar o game é "adventure" (sem as aspas). Se o jogo não estiver disponível, basta instalar o pacote "BSD Games", disponível nos CDs de instalação. Todas elas são a versão modificada por Don Woods e posteriores. O código fonte original de Crawther, que só funciona no antigo PDP-10, pode ser baixado de jerz.setonhill.edu/if/crowther.
fonte: Geek, ou INFO, sei lá

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